Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Editora Inglesa:Livro destaca médicos de MT
Por Diário de Cuiabá com assessoria
24/01/2015 - 08:31

Foto: divulgação

Dois médicos mato-grossenses tiveram, recentemente, artigo científico publicado no livro de medicina britânico “Glutamine in Clinical Nutrition”, da editora inglesa Humana Press, de Londres. Trata-se do médico urologista Valter Torezan Gouvea Júnior e do cirurgião Cervantes Caporossi. 

Em termos simples, o estudo refere-se ao efeito benéfico da glutamina (um aminoácido polar sem carga elétrica, produzido pelo próprio corpo e que compõe as proteínas) em lesões dos rins e é resultado de uma descoberta nascida a partir da tese de mestrado do urologista Gouvea Júnior sob orientação do cirurgião, professor e pesquisador Cervantes Caporossi para o programa de mestrado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

A publicação original ocorreu na Acta Cirúrgica Brasileira, em 2011. Professor-doutor da UFMT, Cervantes Caporossi explicou à reportagem do Diário de Cuiabá como tudo se deu. “Sou professor da UFMT há mais de 30 anos e faço parte da pós-graduação. Meu aluno [Gouvea Junior] fez um trabalho de mestrado e esse trabalho foi publicado primeiro em uma revista nacional já em inglês. Por se tratar de um tema com uma abordagem relativamente original, a editora inglesa achou relevante e pediu uma ampliação do estudo para a publicação. Um pedido que nos deu uma grande honra em realizar”. 

Além do “tema relativamente original”, há também poucas publicações específicas sobre esse estudo no mundo. A pesquisa, realizada e desenvolvida aqui mesmo em Mato Grosso, foi feita com base em um estudo experimental em ratos. 

O trabalho discute os benefícios do uso da glutamina com a finalidade de diminuir danos ao rim em caso de isquemia renal (situação em que o sangue é bloqueado temporariamente de uma região do rim ou do rim inteiro para a remoção de tumores ou para transplantes). 

“Em caso de isquemia as células que estão sem sangue produzem substâncias impuras que podem fazer mal ao paciente. Com a glutamina, os danos são menores, pois ela oferece proteção parcial nesta agressão”, afirma o urologista Valter Torezan Gouvea Júnior. Os editores do livro também reuniram nessa obra os efeitos da glutamina em vários outros órgãos do corpo.

Para Dr. Cervante Caporossi, a publicação serve para mostrar que Mato Grosso também têm médicos em condições de contribuir para a medicina mundial. “Para nós mato-grossenses é uma oportunidade de mostrar que a medicina no Estado evoluiu e especialmente a pesquisa na UFMT pode produzir trabalho de grande rigor científico e com resultados de impacto na atividade profissional”, encerrou o professor-doutor Caporossi. (Com Assessoria) 
 

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,22

22/01/2015 - 10:42
Educação

Mãe e filha surpreendem no Enem em MT

22/01/2015 - 08:23
Cultura

'Eu queria ser garçon'

22/01/2015 - 08:16
Cidades

MT lidera prevalência de hanseníase

22/01/2015 - 08:07
Economia

Cheques: inadimplência aumenta

22/01/2015 - 08:01