Pessoas com demandas judiciais, que não dispõem de recursos para contratação de advogados podem procurar o Escritório Modelo de Assistência Jurídica (Emaj). Extensão do curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), alunos do 7º semestre prestam assistência jurídica à população carente, sob a supervisão de professores orientadores.
Os serviços prestados, de acordo com o coordenador do escritório, professor advogado Hamilton Lobo Mendes Filho, vai desde a orientação sobre a resolução de problemas ocorridos no cotidiano até o ajuizamento de ações judiciais necessárias para satisfação do direito do assistido.
Atualmente, conforme o coordenador, o Emaj conta com mais de 600 processos distribuídos entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, atendendo um número de aproximadamente mil pessoas do município. Os atendimentos, segundo Hamilton, são voltados para a área cível que englobam desde ação de alimentos, divórcio, retificação de Registro Civil, entre outros.
“O munícipe cacerense que precisar do serviço será submetido a uma triagem onde vai se verificar se o mesmo possui renda menor que um salário mínimo e meio, e depois vai ser encaminhado para um estagiário que vai fazer o atendimento sob a supervisão de um professor”, explica.
Quem precisar dos serviços do EMAJ poderá se dirigir ao prédio localizado ao lado da biblioteca munido de documentos pessoais e qualquer outro documento relativo a seu problema, nos dias de segunda a quinta feira, das 14 as 17 horas.