Dentro do seu plano de ação para este ano, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres (SSPM), por meio da Diretoria Técnica, lançam nesta sexta-feira, 17, a partir das 19h, um curso de capacitação para motoristas de transporte escolar, exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Além de ter no mínimo ‘a carteira D’, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige que os condutores passem por cursos especializados.
Segundo o diretor técnico do SSPM, Fábio Lourenço, o curso, patrocinado de forma inédita pelo Sindicato, prevê capacitar todos os motoristas do transporte escolar e os demais do município que hoje são aproximadamente 100. Ele acrescentou que a capacitação também será estendida a operadores de maquinas.
Ainda segundo Fábio, 16 motoristas vão participar da primeira etapa. O critério de escolha da primeira turma levou em conta o fato de servidor efetivo na função.
Ele explicou que o curso é teórico, certificado pelo Detran e será realizado pela Centro de Formação Junior, que ofereceu o menor preço cotado.
A capacitação durará 50 horas distribuídas entre quatro lições, de acordo com as exigências da resolução 168/2004: 10 horas para Legislação de Trânsito; 15 horas para Direção Defensiva; 10 horas de Noções de Primeiros Socorros; Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito; e as últimas 15 horas com lições sobre Relacionamento Interpessoal.
‘Esse curso é importante porque dá noções de segurança, primeiros socorros, legislação de trânsito, prevenção de acidentes, entre outros assuntos fundamentais. Com o reinício do ano letivo nas escolas, é necessário que todos os profissionais tenham o certificado, justificou Fábio.