evento começou dia 18 e termina nesta quinta,21
Ocorre no paço do fórum nos dias 18, 19, 20 e 21 de maio a I Semana Cultural e Gastronômica do Fórum de Cáceres. O evento tem como objetivo proporcionar um ambiente de integração entre a comunidade cacerense e o Poder Judiciário.
Ao visar uma aproximação de forma alegre, descontraída e acima de tudo valorizando a cultura local, o Fórum de Cáceres busca transmitir aos jurisdicionados uma visão mais ampla acerca do Poder Judiciário que, por muitas vezes é visto apenas como um órgão que trabalha meramente no rigor da lei.
Nesse sentido, a proposta busca destacar que o Poder Judiciário encontra-se inserido num contexto sociocultural com toda a comunidade e que seus servidores são cidadãos comuns e integrantes da comunidade.
De acordo com o juiz Diretor da Comarca de Cáceres, Dr. Jorge Alexandre Martins Ferreira o projeto “representa um esforço do Poder Judiciário mato-grossense em aproximar-se da comunidade, criando meios de integração e fortalecendo o acesso à justiça, bem como a promoção da cultura local”.
Durante a semana estarão expostos para degustação e venda diversos tipos de doces de frutas típicas da região como: rapadura, melado de cana, licores. A exposição conta ainda com peças artesanais e aperitivos salgados como a bananinha frita e a famosa paçoca de pilão com banana.
No encerramento da Semana, dia 21, ocorrerá uma apresentação do grupo de dança folclórica Tradição, coordenado pela professora Elenir e composto por homens e mulheres que lutam incansavelmente para ensinar e difundir a cultura local por meio do Cururu e Siriri.
Por fim, a Gestora Geral do Fórum da Comarca de Cáceres, Odanil Jara Gomes Corbelino, destaca que “a iniciativa do evento, além de proporcionar um cenário de integração entre a comunidade e o Poder Judiciário, visa também proporcionar um ambiente mais alegre e descontraído para os servidores”.
Assim, além da valorização cultural, o projeto também “é um modo de alegrar e valorizar o ambiente de trabalho dos servidores da Comarca de Cáceres” salienta a Gestora.