Começou nesta quinta-feira (20/08) a Edição – 2015, do “Programa Filhos do Campo”, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR-MT) e pelo Sindicato dos Produtores rurais de Cáceres, no Mato Grosso.
O lançamento aconteceu esta manhã na Estância Mariana, no bairro Jardim Paraiso, em Cáceres. O Filhos do Campo é um passeio, uma experiência, uma semente para o futuro. O programa foi desenvolvido para atender crianças de 7 a 12 anos que não estão acostumadas à vivência do meio rural. Ele pretende contribuir com conhecimento de toda a cadeia produtiva, mostrando desde o início do cuidado da terra e dos animais. Tudo isso em um ambiente lúdico, vivenciando esse processo in loco.
“Vamos ter novidades nesse ano como a visita ao minhocario. As atividades de contato direto com os animais, como os passeios a cavalo e a ordenha de animais também continuam e são os pontos altos da aula campo que os alunos vão vivenciar”, explica a instrutora do Senar, Neriely Silva Gonçalves.
Entre os dias 20 de agosto a 02 de setembro a expectativa é que o Programa receba cerca de 400 crianças das escolas particulares e públicas de Cáceres. Até novembro, quando enceram as atividades do “Filhos no Campo”, cerca de 1.200 crianças devem participar da experiência de contato direto com a vida de um produtor rural.
“O Programa é fundamental para criar um vínculo das crianças com a produção rural. Um lanço muito importante tanto para o meio ambiente, quanto para a subsistência futura de nossa sociedade, pois precisamos estimular que os jovens queiram trabalhar com as diversas cadeias produtivas que garante o alimento para às cidades”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcio Lacerda.