Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Louca! 'Patente' de honra!
Por por Maria Aparecida Teixeira Campos de Oliveira
26/09/2015 - 12:03

Foto: arquivo

 

Inicio este artigo com os dizeres  bíblicos: “ Como a neve no verão e como a chuva na sega, assim não é conveniente ao louco à honra”( Provérbios 26: v.1).

Observe  que quem afirmou negar a honra ao louco, não foi Deus, mas Salomão. Homem nascido de mulher, um ser carnal. Já, na citação contida no texto de Mateus proferida por Jesus Cristo impõe grande contradição ao filho do rei Davi, acima mencionado.

Jesus Cristo que é Deus  soberano e puro ser de luz deixa sua marca de amor ao responder: “ Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de Raca ( tolo) será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno” ( Mateus 5. Versículo 22).

Vamos repensar, meu amado leitor. O que se passa na mente humana? A força veemente de julgamentos? De discriminação? De insensatez? De calúnia e difamação? Ou de amor ao próximo?

 Será que eu caminho por minhas próprias criações? Porque não aceito as injustas atitudes de alguns humanos em sempre procurar meus direitos? Agir assim é reconhecer-se falha, pecadora e louca?

Enquanto professora, mesmo aposentada por enfermidade, nunca aceitei ser lesada. Não consigo carregar desaforos pra dentro da minha mente, isso é latente em mim. A resposta ríspida e automática  descreve minha alma sofrida, contudo em estado de defesa.

Se existem os que são preconceituosos e me rotulam como LOUCA, eu deixo escrito aqui, nas entrelinhas que é de grande honra essa patente atribuída a minha pessoa. E desejo a esses que nunca percorram os caminhos tristes que transitei, até culminar num diagnóstico que está incluso no Código Internacional  de Problemas Intelectuais.

Agradeçam a Deus, por nunca terem sido vítima da seca do Nordeste e nem da extinta SUDENE. Ela também contribuiu para que eu chegasse a esta condição, pois os filhos dos Coronéis, naquela época precisavam de cobaias para exercitar as extrações de dentes. Em consolo a troca era uma cesta básica  destinada a cada dente são ou careado extraído. Isso eu não podia conter, existia minha família para alimentar. Eu e mais dois irmãos encontramo-nos na berlinda dos Dentistas Leigos, filhos dos Coronéis que mandavam e desmandavam na SUDENE( Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). Eles precisavam praticar com esmero as extrações dentárias da população carente e incluí-la na classe dos banguelas.

Sabe o que é dormir com frio na barriga, por ter a certeza de que, na madrugada seguinte iria extrair dentes, ufa!

 

Somem outros muitos maus tratos que sofri ainda adolescente. Em uma manhã em que me dirigia para o colégio... O que me aguardava? Uma dúzia de homens famintos por sexo que me arrastaram para dentro do seu caminhão. Adentrando um matagal, ali, onze deles me violentaram. Restando o décimo segundo que, por um apelo e encharcada numa poça de sangue, quase sem forças lhe falei ao ouvido: - O senhor tem a idade do meu pai! Isso o fez não me tocar.  Numa  extrema situação de pobreza, em que não se podia recorrer a nenhum tipo de justiça, só a divina e conforme o tempo de Deus. Noites sombrias à luz de candeeiros... Água de chafariz, todos os dias e quanta dor na cabeça para suportar o peso da lata com água.

 Caro leitor, entenda com apenas esse pequeno relato o porquê de ser hoje uma pessoa com variação de humor! Não quero compaixão, nem estou com comiseração. Eu aprendi com a vida severa que ensina machucando-nos sempre.

 Eu sou feliz! Jesus me reconstruiu, e em tudo me tem dado vitórias. Nunca questionei ao saber que muitos me alcunham de Louca.  Agradeço a Deus, pois Ele jamais me abandonou. E no curso de minha carreira docente, eu associei à educação:   o respeito ao próximo, acima de tudo. Sou grata pelos amigos, muitos amigos em todos os lugares que passei, eles moram no meu coração, com o amor que é calmo, paciente e nunca caluniador, nem preconceituoso! Um amor ÁGAPE! Um amor que com certeza existe no coração da proprietária deste informativo. Pois  realmente “ o choro pode durar uma noite mas, a alegria vem ao amanhecer”. ( Salmo 30. V.7). E amarro minha simples literatura em desfecho,  com a citação: “ Quanto a mim, tu me sustentas na minha sinceridade e me puseste diante da Tua face para sempre.” (Salmo 41. V: 12).  Obrigada, meu Deus, eu venci, porque  Tua misericórdia é infinita!

*Maria Aparecida Teixeira Campos de Oliveira. Casada. Natural de Crato- Ceará. Graduação plena em história pela URCA- Universidade Regional do Cariri -1988, pós- graduada em Fundamentos Tóricos e Metodológico da Prática Docente- Univar- Universidades Unidas do Vale do Araguaia- Barra do Garça MT - 2000. Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Pesquisa- 2002. Escrevi para o Jornal A GAZETA DO VALE DO ARAGUAIA-  Barra do Garças - MT. 1700 Artigos de cunho opinativo os quais me conferiam o título de cidadã barra-garcense com unanimidade de aprovação na Câmara de Vereadores  e uma Moção de Aplauso por parte do então vereador Celso Martins  Shpor. Tenho um livro de literatura religiosa: Encontrei-me com Deus e outro que coordenei junto À Escola Coopema: Povo Brasileiro.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Prefeitura limpa trilha da Baía do Malheiros

24/09/2015 - 14:57
Artigos

Cada coisa no seu devido lugar

24/09/2015 - 07:36
Artigos

De nem Deus sabe

24/09/2015 - 07:34
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,24

24/09/2015 - 07:12