A Câmara Municipal vai oferecer um curso sobre o Patrimônio Cultural de Cáceres durante Outubro, mês aniversário da cidade (06/10). O curso vai acontecer nos dias 22 e 23, a partir das 8:00h, no plenário Hênio Maldonado. A exposição “Cáceres Patrimônio Natural e Cultural”, será permanente e vai acontecer na Câmara Municipal, onde serão apresentadas réplicas dos casarões históricos de Cáceres.
A iniciativa faz parte do projeto “Cáceres Patrimônio Natural e Cultural”, que vai oferecer minicursos de extensão universitária sobre os Sítios Patrimoniais Naturais e Culturais do Estado de Mato Grosso. Serão abordados os conceitos de sítios patrimoniais, tombamento, patrimônio edificado e patrimônio imaterial.
O objetivo é informar alunos e professores da rede pública de Cáceres e a comunidade de uma forma geral, dentro do projeto “Educação Patrimonial, Gestão Participativa e Sustentabilidade no Estado de Mato Grosso”, coordenado arqueólogo e historiador, Luciano Pereira da Silva, que abordará sobre a importância dos patrimônios cultural e natural de Cáceres.
O projeto é uma realização da Câmara Municipal de Cáceres através de um convênio com a Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). Além do curso também haverá uma exposição permanente com obras retratando os diversos estilos arquitetônicos presentes no Centro Histórico Tombado do município. As esculturas foram executadas pela ceramista Ita e o escultor Ronaldo José.
Devem participar dos cursos os alunos das escolas Onze de Março, União e Força, Esperidião Marques e Natalino Ferreira. A participação também está aberta a todos os interessados no tema e aos funcionários da Câmara Municipal.
“Queremos aproveitar o aniversário da cidade para ressaltarmos a riqueza cultural da cidade que possui um patrimônio histórico único refletido nos casarões históricos cacerenses”, afirma o presidente da Câmara o vereador, Márcio Lacerda. “A ideia é mostrar para a população o potencial que esse patrimônio representa e também ressaltar as possibilidade de desenvolvimento econômico que podem existir com essa valorização, como o turismo, por exemplo”, explica o vereador.
Confira a programação:
- Exposição Permanente Cáceres Patrimônio Natural e cultural, a partir do dia 16/10, no Plenário Henio Maldonado.
- Minicurso de Extensão Universitária Sítios Patrimoniais Naturais e Culturais do Estado de Mato Grosso. Serão Capacitados 100 alunos e 8 professores da rede pública, de escolas públicas de Cáceres e região, podendo haver atividades extras. A carga horária total do curso será de 10 h/a ou 600 minutos. Serão 90 minutos de aula teórica (1h1/2min); 90 minutos (1h1/2min) aula campo; 180 minutos (3 horas) atividade - pesquisa ação, produção narrativa e imagética); 240 minutos (4 horas) produção da Carta “O Patrimônio Cultural que queremos para Cáceres”.