Saúde do município descarta casos de microcefalia em Cáceres
Por Jéssica Moreira
08/01/2016 - 13:07
A Secretaria de Saúde de Cáceres (225 km de Cuiabá) descartou 10 casos suspeitos de microcefalia em recém-nascidos após consulta pediátrica e a constatação de que o perímetro cefálico dos bebês já está dentro da normalidade, conforme a faixa etária de cada um.
De acordo com o primeiro Boletim Epidemiológico de 2016 divulgado pelo Ministério da Saúde, o município aparece com 42 casos. Com a exclusão das 10 crianças, Cáceres baixa a 32 suspeitas.
O secretário municipal de saúde, Roger Alessandro Rodrigues Pereira, explicou uma equipe foi montada para analisar individualmente cada caso. "Um médico pediatra avalia as crianças e confirma ou descarta a doença.
“Esse monitoramento a partir de agora será contínuo e todo caso suspeito o Hospital São Luiz notificará imediatamente a Vigilância Epidemiológica que por sua vez tomará as medidas cabíveis, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde”.
A meta é concluir a análise até sexta-feira (8) examinando mais bebês nesta quinta e sexta. Dos 42 casos, a Secretaria não conseguiu contato ainda com 7 famílias.
Aumento nos casos
Em uma semana Mato Grosso passou de 72 para 123 casos suspeitos de microcefalia, o que representa um aumento de 70,83% da doença, que antes foi registrada em 8 municípios e agora passou para 13.s.
Os novos municípios que entraram no monitoramento são Cáceres (42/32), Jauru (1) e Pontes e Lacerda (1). Rondonópolis (66), em Alto Garças (2), Itiquira (2), Pedra Preta (2), São José do Povo (2), Itiquira (1), Jaciara (1), Tesouro (1), além de uma gestante em Cuiabá e outra em Peixoto de Azevedo, que já estavam sendo acompanhadas.