Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
ASATEC doa embarcação para biólogos da Unemat
Por João Arruda
01/04/2016 - 09:23

Foto: ilustrativa

Desde hoje,01, a Faculdade de Biologia da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, em Cáceres passou a contar com uma embarcação com motor 40 hp, para realizar pesquisas nos cardumes que habitam o rio Paraguai e seus afluentes.

Essa aquisição somente foi possível com a doação efetuada por empresários do ramo de pesca esportiva que atuam na região do Pantanal.

De acordo com Cleris Tubino, a iniciativa que teve apoio de parceiros no vizinho  município de Poconé e de Cáceres, visa ofertar aos biólogos da Unemat  condições para estes executem pesquisas sobre os cardumes em toda a sua cadeia, desde a reprodução até que os peixes tornem adultos.

Conforme, Tubino a parceria inclui ainda a Embrapa Pantanal e a UFMT, numa pesquisa que durará três anos a contar desta data.

Tubino destacou a importância dos donos de pousadas e de embarcações de Poconé, bem como todo trade de turismo de Cáceres, que inclui ainda além  da doação da embarcação o custeio para viagens a serviço e os  salarios dos estagiários de Biologia, que irão compor as equipes de campo.

Para Herly Franco, um dos pioneiros no ramo de turismo de pesca esportiva e contemplativa, com essa pesquisa em mãos o Conselho Estadual de Pesca, terá elementos científicos e não ficará restrita ao “achismo” e a decisões judiciais que tem gerado polemicas e prejuízos aos empresários, aos turistas, aos pescadores e principalmente aos municípios que nesse setor, uma das vertentes de suas economias, como o caso de Cáceres e de Poconé.

Gregory Fernandes, da chalana Cruzeiro do Pantanal, também destacou a ação da categoria em buscar a Unemat através da Faculdade de Biologia nessa pesquisa ampliada. “ Esses estudos darão estofo para as  decisões quanto o período de defeso dos cardumes, desta feita com dados científicos, isso é de extrema importância para todos envolvidos no turismo de pesca esportiva”, avalia.

Todo o trabalho será coordenado pelo doutor Claumir Muniz, que já tem vasta experiência nessa área.

Carregando comentarios...

Artigos

Novas regras da prisão domiciliar

28/03/2016 - 15:30
Saúde e Bem Estar

O Aedes aegypti também pode causar doenças aos pets

24/03/2016 - 09:56