O objetivo da reunião é criar um grupo integrado para "Prevenção do Controle e Combate a Incêndio Florestal". Na ocasião também serão abordados o plano de auxílio mútuo e as captações de recurso para as ações.
Para o comandante geral dos Bombeiros de Mato Grosso, Julio Cezar Rodrigues, o encontro será primordial para debater ações e boas práticas na atividade de prevenção, controle e resposta dos incêndios florestais no bioma Amazônia.“Com essa troca de experiência, cada instituição pode melhorar as estratégias, tecnologias, táticas e técnicas para enfrentamento desse desastre”.
Integram a Amazônia Legal os estados de: Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre.
Incêndio Florestal
O Corpo de Bombeiros realizou nos dias 05 e 06 de abril o II Seminário de Prevenção e Controle de Combate a Incêndio Florestal. O evento discutiu as ações que cada setor envolvido na área ambiental podem desenvolver para diminuir as queimadas. O encontro aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado.
Também participaram do encontro 24 agências públicas e privadas que trabalham no combate do Incêndio Florestal. A programação inclui palestras com especialistas de diversas áreas que abordarão a preservação do Meio Ambiente.