O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) informa aos condutores que desde 11 de abril de 2016 é necessário o pagamento das taxas do processo de habilitação para a realização dos exames de saúde de avaliação psicológica e/ou exame de aptidão física e mental.
A determinação é da Diretoria de Habilitação do Detran e tem como finalidade proporcionar celeridade e minimizar a quantidade de processos retidos que aguardam a compensação das taxas.
De acordo com o diretor de Habilitação do Detran-MT, Fernando Martins Lopes, o sistema bloqueará o cadastramento dos exames de saúde dos condutores que tiverem débitos nos processos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Fernando informa que o prazo médio para arrecadação da taxa é de 40 minutos, e desta forma, o condutor deve ficar atento para não realizar agendamento do pagamento.
A Diretoria de Habilitação ressalta que o novo procedimento é necessário para minimizar a quantidade de processos protocolados sem estarem aptos à conclusão e efetiva emissão da habilitação, ocasionando prejuízo ao condutor.
Desde 11 de abril, os profissionais de saúde estão realizando os exames apenas dos candidatos que não apresentarem débitos.
Os condutores poderão consultar a situação das taxas no site http://www.detran.mt.gov.brpor meio da numeração do RENACH e CPF (a consulta deve ser realizada pelo navegador internet explorer).