Comitiva é liderada pelo governador mato-grossense para desenvolver políticas públicas conjuntas entre os membros do bloco econômico
Os governos de Mato Grosso e Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina e Peru iniciaram ontem (20) o encontro do bloco econômico formado por eles - a Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano (Zicosur), e no mesmo dia deram início à Caravana da Integração.
O primeiro ponto de parada será em Cáceres.
Depois, a comitiva do governador com os representantes dos países do centro da América do Sul passará pela Bolívia, pelo Chile e por último pelo Peru.
A ideia de criar a Caravana da Integração foi apresentada por Taques ao governador de Santa Cruz (Bolívia), Ruben Costas Aguilera, em novembro de 2015.
De acordo com a assessoria de Assuntos Internacionais do Governo de Mato Grosso, o trabalho da caravana se propõe a concretizar políticas públicas conjuntas entre os membros do bloco econômico Zicosur.
O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), destacou ainda a importância da união dos países participantes do Zicosur.
“Mais do que negócios, que são essenciais para nossa economia e em conjunto ficaremos mais fortes, precisamos levar as pessoas para conhecer as belezas da nossa região. São mais de 2 mil quilômetros até o Chile. O Zicosur é responsável por trabalhar maneiras de unir estes países por um bem comum. Somos irmãos. Somos um povo só”, ressaltou.
O presidente do bloco econômico, o chileno Valtenir Valenza, disse que o trabalho deste encontro será encontrar uma maneira de tornar em realidade os potenciais dos países.
“Estamos convencidos de que esta é a região mais importante economicamente da América Latina. Precisamos deixar de ser apenas um provedor mundial, e nos tornar uma potência econômica, como vemos hoje a realidade da China, por exemplo. Estamos nos integrando academicamente, comercialmente, culturalmente e socialmente. O trabalho que sair daqui será fundamental para nos tornarmos a potência que podemos ser.”
Diversos setores econômicos serão foco de discussões durante os debates do Zicosur.
Ao longo do percurso da Caravana serão firmados, nos diferentes países, acordos de cooperação e integração com os governos subnacionais do Centro-Oeste Sul-americano.
E, chegando ao Pacífico, será possível conhecer os portos chilenos e peruanos.
A programação do Zicosur segue até hoje (21) e ocorre paralelamente à Feira Internacional de Turismo do Pantanal, que será realizada até o próximo domingo (24), também no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. (Com Assessoria).