articulação foi feita pelo deputado dr. Leonardo
O deputado estadual, Dr. Leonardo (PSD) conseguiu a doação de um terreno de 15 hectares, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), junto a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), que será destinado ao curso de Engenharia Agrônoma, da Universidade de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres. A conquista, segundo o parlamentar, beneficiará além dos alunos, que terão aulas experimentais de qualidade, as famílias rurais, que passarão a contar com assistência técnica.
Dr. Leonardo, que desde o ano passado vinha articulando a doação deste terreno, agradeceu ao secretário da SEAF, Suelme Evangelista e ao presidente da Empaer, Lair Mota. “Após diversas reuniões com na Empaer, SEAF, a reitora e professores da Unemat, enfim, o sonho de uma área experimental para serem realizadas as atividades acadêmicas, saiu. Fico honrado e agradecido. Cáceres tem muitas famílias que necessitam de suporte técnico, de assistência. A medida beneficiará a todos, acadêmica e produtores rurais”, destacou.
O curso de Agronomia desenvolve ensino e pesquisa na área experimental da Empaer, em Cáceres, desde a implantação do curso. A área doada não vem sendo utilizada pela Empaer que realiza, em outra porção, suas atividades como capacitação técnica de produtores rurais do município e da região. Como contrapartida, a Unemat deverá em reformar a estrutura do Centro de Pesquisa e Transferência de Tecnologia, fazer a reestruturação do curso de Engenharia Agrônoma e cursos afins da instituição, além de reformar as instalações existentes, focado na questão da agricultura familiar e na formação continuada dos técnicos da área técnica da Empaer.
MAIS CONQUISTAS
Vale destacar que, em março deste ano, o deputado conseguiu a doação de um terreno de mais de mil hectares para Unemat. O terreno, localizado próximo a Chapada dos Guimarães, está com a vegetação completamente preservada e possui três nascentes de água mineral e animais silvestres, como a onça pintada, e servirá para dar suporte de pesquisa aos alunos da instituição.
Em fevereiro, Dr. Leonardo foi convidado pela Unemat, para ser padrinho do curso de Medicina. O curso tem muitas deficiências e precisa de novos laboratórios, equipamentos e materiais, para o melhor ensino dos acadêmicos. O parlamentar aceitou o desafio por saber que estruturando o curso de Medicina, outros da área de saúde, como Enfermagem, Biologia, também serão beneficiados. Ele já disponibilizou R$ 40 mil de emenda para a compra de materiais para a melhoria e o bom funcionamento dos laboratórios da instituição.