Para ter coragem é preciso empatia. E foi justamente pela bravura que Dirlei Correia Medeiros foi escolhido para ser um dos condutores da Tocha Olímpica em Mato Grosso.
O sargento do Corpo de Bombeiros Militar, lotado em Cáceres, realizou há 10 anos um dos salvamentos mais dramáticos da história do município. Uma mãe sentou-se na beira de um poço para amentar o bebê, um tijolo se soltou e os dois caíram por doze metros.
A mãe prendeu o corpo na superfície da água apoiando pés e cabeça nas paredes do poço e segurou o bebê na barriga. Entre o chamado do corpo de bombeiros, a montagem dos equipamentos e o início da descida foram dez minutos, 600 segundos de espera da mãe e 600 segundos para que toda guarnição estivesse pronta para o resgate. Durante esse tempo, o sargento tinha em mente o sofrimento da mãe e a certeza que que aquela operação não admitia nenhum erro, ainda que mínimo.
Ele desceu o poço de cabeça para baixo e resgatou o bebê. Medeiros diz lembrar com exatidão do olhar de súplica da mãe ao entregar a criança a ele. Ele não podia deixar o bebê cair e nem que os dois batessem nas paredes do reservatório. A subida tinha que ser perfeita. E foi. Assim que o bebê foi entregue para a equipe que o aguardava no alto, a mãe desmaiou.
Rapidamente, Medeiros teve que voltar para salvar a mulher que afundara na água. Toda agilidade e concentração foram necessárias para descer novamente e resgata-la, colocar os equipamentos de segurança e retirar a mulher do poço. Medeiros subiu puxado pela equipe apoiando-se nas paredes do poço conduzindo a prancha para evitar que esta batesse e machucasse ainda mais a mulher que já estava ferida pela queda.
Emocionado, o sargento lembra que a mãe é verdadeira heroína da história, já que resistiu até ter a certeza de que a criança estaria a salvo. Certamente, dois heróis que carregam no peito a coragem, um dos princípios universais inerentes aos esportes olímpicos e à humanidade. :)Dirlei afirma
Dirlei afirma que vai conduzir a tocha em homenagem às ma~es:Dirlei afirma que vai conduzir a tocga em homenagem às mães: