Audiência Pública discute Agricultura Familiar sob o comando do deputado Dr. Leonardo
Está em Cáceres uma equipe da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, composta de cerca de 30 pessoas, entre técnicos, repórteres, cinegrafistas e cerimonial para a transmissão, ao vivo, de uma Audiência Pública, para a Rádio e Televisão Assembleia Legislativa. O trabalho de som e imagem vai enviar os sinais para Cuiabá, ficando à disposição de outras emissoras e telespectadores de todo o Brasil. O assunto da Audiência é a Agricultura Familiar, requisitada pelo deputado estadual cacerense, Dr. Leonardo, a fim de discutir o tema em âmbito municipal e estadual.
A Audiência, marcada para começar às 14 horas, é aberta para toda a população no Plenário da Câmara Municipal, onde o complexo técnico da Assembleia montou, na parte da manhã de hoje (06), todo o aparato necessário para a transmissão, que envolve quatro câmeras de vídeo, microfones, processadores de sinais e antenas para transmitir via satélite. Imagens e sons serão concentrados em um caminhão furgão estacionado em frente à Câmara, onde estão instalados os equipamentos que formam um estúdio externo.
O tema em debate
Conforme a assessoria do deputado Leonardo, a Audiência Pública pretende debater as políticas a serem implementadas no campo, ouvir as demandas da região, avaliar suas potencialidades, para estimular e contribuir com o desenvolvimento das cadeias produtivas, reduzindo as desigualdades sociais e econômicas. A audiência pública também vai discutir sobre o Programa Nacional do Crédito Fundiário.
A agricultura familiar é uma das bandeiras que o deputado Dr. Leonardo tem trabalho de frente. O parlamentar chegou a Brasília, onde se reuni com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias para debater a renegociação das dívidas do Crédito Fundiário, bem como a regulamentação das leis que tratam da titulação provisória e definitiva das famílias rurais.
Em Mato Grosso, 75% dos produtores rurais estão inadimplentes e por conta disso, passam por dificuldades. A agricultura familiar é responsável por 80% da produção mundial de alimentos e por 90% das propriedades agrícolas. “Precisamos discutir políticas públicas voltadas em benefício desses trabalhadores, pois é a agricultura familiar que produz a maior parte dos alimentos dos brasileiros e envolve mais de 12 milhões de pessoas. É uma atividade singular, muitas vezes invisível, sendo a única fonte de renda para centenas de famílias que vivem e trabalham no campo”, destacou Leonardo.