Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Justiça eleitoral: denúncias por meio de aplicativo
Por DC
16/07/2016 - 05:17

Foto: Ilustrativa

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu, somente neste ano, 776 denúncias contra pré-candidatos, enviadas pelos eleitores por meio do aplicativo Pardal. 

A esmagadora maioria das denúncias trata de propaganda eleitoral antecipada, mas há também casos de uso da estrutura pública em benefício de pré-candidatos. 

Do total de denúncias, 143 foram registradas em Cuiabá, 123 em Várzea Grande, 58 em Tangará, 48 em Sinop. As demais são dos outros municípios do Estado. Todas as denúncias foram ou estão sendo devidamente apuradas. 

Somente de janeiro a junho deste ano o aplicativo Pardal registrou 515 denúncias que se referem ao uso da máquina administrativa, compra de votos, propaganda irregular, propaganda antecipada em redes sociais e outros. 

"O Pardal é um instrumento poderoso de controle social à disposição da sociedade. Não apenas a propaganda irregular pode ser denunciada pelo aplicativo, mas também os casos de crimes eleitorais, como compra de votos. Mas é preciso enviar o máximo possível de informações, de preferência acompanhadas de provas como vídeo, foto ou áudio”, disse a desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. 

Ela orienta os eleitores e enviarem as denúncias com o máximo de informações possíveis, a fim de ajudar a Polícia Federal a identificar cada situação e à Justiça Eleitoral a punir os autores, caso fique comprovado o crime eleitoral. 

Carregando comentarios...

Política

Taques pede fim da greve na Unemat

14/07/2016 - 14:47