Eleitas as ong's do Consema para o biênio 2016/2018
Por assessoria
30/07/2016 - 06:33
eleições aconteceram na Sema na sexta,29, e Cáceres está representada
Aconteceram nesta sexta-feira,29, na Secretaria de Meio Ambiente(Sema), as eleições das entidades ambientalistas não-governamentais de Mato Grosso para o biênio 2016/2018 do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema).
Forem eleitos os representantes das ONG’s:
Bacia do Paraguai: Federação de Órgãos para Assistência e Educação; Instituto Caracol;Instituto Sócio Ecológico e Sócio Cultural da Bacia Platina.
Bacia Amazônica: Instituto Centro de Vida; Instituto Ouro Verde; Instituto Sócio Ambiental.
Bacia Araguaia -Tocantins:Operação Amazônia Nativa, incluindo o Conselho Indigenista Missionário e o Instituto Floresta de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável.
O Conselho Estadual do Meio Ambiente é um órgão colegiado, integrante do Sistema Estadual do Meio Ambiente (SIMA), que tem por finalidade assessorar, avaliar e propor ao governo do Estado diretrizes da Política Estadual do Meio Ambiente, além de deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com um meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à qualidade de vida.
O Conselho é paritário, composto paritariamente por representantes do poder público; representantes da sociedade civil organizada e representantes das entidades ambientalistas não governamentais, neste caso, definidas por meio de eleição, assim como os seus respectivos suplentes, de acordo com o Decreto Nº 1.159, de 20 de maio de 2012.
O Instituto Ecolóogico Sócio Cultural da Bacia Platina - IESCBAP, tem como diretor-executivo o engenheiro florestal Mauro Donizeti Ribeiro, de Cáceres. O IESCBAP foi quem criou a Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN JUBRAN, localizada em Cáceres, as margens do Rio Paraguai, possibilitando ao município de Cáceres o recebimento do ICMS Ecológico.
O IESCBAP também faz parte do CEPESCA - Conselho de Pesca do Estado de Mato Grosso.