Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Taques inaugura hoje Memorial Rondon, em Mimoso
Por Diário de Cuiabá
24/08/2016 - 10:34

Foto: DC

O governador Pedro Taques inaugura hoje o Complexo Turístico e Histórico de Mimoso, o Memorial Rondon, no distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger. Com a inauguração, o governo estadual chega à reta final das comemorações pelos 150 anos do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que tiveram início no ano passado. 

Edificado em meio ao Pantanal mato-grossense, o Memorial possui referências indígenas, uma das principais lutas de Rondon que, inclusive, idealizou o Parque Nacional do Xingu. Com mais de três mil metros quadrados, abrigará atividades comunitárias e de apoio ao turismo, como comercialização de artesanatos, guias turísticos, informações aos visitantes, salas de exposições e também uma biblioteca. O projeto arquitetônico é de José Afonso Botura Portocarrero com coautoria de Paulo Molina. 

Candido Mariano da Silva Rondon, o marechal Rondon, nasceu no distrito de Mimoso em 1865. O militar se tornou pioneiro na implantação das primeiras linhas telegráficas em Mato Grosso, após Rondon se alistar na escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, sendo promovido de sargento a marechal ao longo de sua carreira militar. Além da comunicação, Rondon é notório ativista pelos direitos indígenas. 

Integrada às ações, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) participa do momento histórico de exaltação da memória de um dos mais célebres mato-grossenses com quatro ações distintas. Haverá o lançamento de duas publicações, a abertura de uma exposição permanente e a inauguração de uma estátua em homenagem ao Marechal. 

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, esse trabalho está alinhado aos preceitos desta gestão. “Estamos cumprindo com um dos objetivos mais importantes da Secretaria, que é preservar e promover o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial mato-grossense, bem como democratizar o acesso universal às artes e cultura”, ressalva. 

Entre as publicações lançadas nesta quarta-feira está o primeiro volume dos relatórios da produção científica da Comissão Rondon. Parte de um projeto de resgate de 86 relatórios, dos 110 produzidos em décadas de trabalho, a obra disponibiliza ao público os estudos e pesquisas desenvolvidos e comandados por Rondon e que foram publicados na primeira década do século XX. 

A história de Marechal Cândido Rondon também será contada em quadrinhos. Produzido pelo Instituto Mauricio de Sousa, o gibi As Aventuras de Rondon conta com a participação dos personagens da Turma da Mônica e abordará a história de Rondon de maneira divertida, com uma linguagem simples e de fácil compreensão, contando em capítulos a sua trajetória e diversas facetas. 

Somando às celebrações, destaca-se um importante trabalho de resgate documental que foi idealizado e realizado pelo fotógrafo Mario Friedlander e equipe. Obstinado, há anos Friedlander tem desbravado alguns dos caminhos trilhados por Rondon no passado, tendo como base os trabalhos realizados pela Comissão Rondon. 

Já o escultor Frede Fogaça escolheu uma imagem icônica de Rondon para edificar uma escultura em cimento, medindo quatro metros. A peça é iniciativa do próprio artista, que quis reverenciar a imagem de um dos brasileiros mais ilustres da história nacional. 

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,24

24/08/2016 - 10:06
Meio Ambiente

Chamas atingem Parque Estadual Ricardo Franco

23/08/2016 - 13:06
Artigos

Campanha eleitoral: o que pode?

23/08/2016 - 12:51
Política

Adriano Silva troca de vice

23/08/2016 - 12:42