Matéria já foi aprovada em plenário e segue para segunda apreciação dos deputados; apesar de ser realizado desde 2005, evento não está no calendário oficial de MT
Tramita na Assembleia Legislativa a proposta de inclusão dos Jogos Universitários Mato-grossense (Jum's), no calendário oficial de eventos do Estado. A matéria, apresentada pelo deputado Wancley Carvalho (PV), já foi aprovada em primeira votação, e está apta para segunda apreciação, em plenário.
Caso o projeto de lei nº 264/2016 receba a maioria de votos dos deputados, a proposta segue para sanção do Governo do Estado. Segundo Wancley, a regularidade da realização dos jogos universitários ajuda a impulsionar a prática esportiva em Mato Grosso.
"Precisamos oficializar a realização dos Jogos Universitários Mato-grossenses. Uma vez que eles contribuem, decisivamente, para o bem estar físico e psíquico; e justamente o universitário depende tanto desse rendimento. Pesquisam revelam que essa interação é fundamental", pontuou Wancley.
Os Jum's são realizados anualmente, desde 2005, pela Federação Mato-grossense de Esporte Universitário (Fmeu). Em média, cerca de mil acadêmicos participam a cada edição, e disputam entre si 15 modalidades distintas.
O evento também funciona como etapa seletiva para os Jogos Universitários Nacionais. "Além do benefício da prática esportiva, os jogos contribuem, significativamente, para interação, turismo e fortalecimento da economia", finalizou o parlamentar.
Jogos Universitários Brasileiros
Mato Grosso vai sediar pela primeira vez os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O evento será realizado em Cuiabá, do dia dois a 13 de novembro, e vai reunir cerca de cinco mil atletas. A expectativa é de um incremento na economia de pelo menos R$ 5,5 milhões.