Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Achocolatado é interditado no país
Por Diário de Cuiabá
30/08/2016 - 13:34

Foto: arquivo

A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (29/8), a interdição cautelar do lote 21:18 da bebida láctea Itambezinho, sabor chocolate, 200ml, fabricado por Itambé Alimentos S/A. O achocolatado é válido até 21 de novembro de 2016. 

A medida, que está descrita na Resolução 2.333/2016, foi tomada em razão do falecimento de uma criança de dois anos após a ingestão do produto, em Cuiabá. A Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica) apura as causas da morte. A suspeita de envenenamento provocado por terceiros também é avaliada. 

A Resolução vigorará por 90 (noventa) dias e poderá ser suspensa caso não sejam confirmadas irregularidades. 

A mãe do menino, R.C.S.S., informou que o menor tomou o achocolatado “Itambezinho” por volta das 9 horas de quinta-feira. O menino já estaria a dois dias resfriado, com sintomas de coriza, mas sem febre. O menino teria pedido algo para comer, foi quando a mãe deu a bebida. Minutos depois, o menor teria apresentado falta de ar e desmaio. A criança foi levada para atendimento na Policlínica do Coxipó, mas não resistiu e morreu no local. 

A mãe disse ainda que bebeu um pouco do achocolatado e também passou mal, sentindo tonturas e náuseas. O tio da criança também passou mal e chegou a ser encaminhado a uma unidade hospitalar. A bebida foi dada por um vizinho. 

A Polícia Civil confirmou que foram apreendidas cinco caixas do achocolatado, sendo três fechadas e duas abertas - uma vazia, por ser a ingerida pela vítima. O material foi encaminhado para realizar análises do produto e também exames com amostras colhidas da criança em exame de necropsia. 

Em nota, a Itambé informou ser a primeira vez que recebe uma reclamação sobre o lote e que está auxiliando na apuração do caso. 
 

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,30

30/08/2016 - 13:14
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,29

29/08/2016 - 13:18
Artigos

Radioterapia:energia que trata

29/08/2016 - 13:15