Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Gefron: Novos policiais aprendem técnicas de abordagem
Por DC
04/11/2016 - 07:52

Foto: arquivo

A abordagem de pessoas e veículos é uma das principais atividades desenvolvidas pelos policiais que atuam no Grupo Especial de Fronteira (Gefron). “Nem sempre a ação é tranquila. O preparo técnico é necessário”, disse o major PM Luiz Marcelo da Silva, coordenador do Curso de Policiamento de Fronteira (CPFron). 

A capacitação, que prepara 39 policiais para o trabalho na região de fronteira, teve nesta terça-feira (01.11) mais uma etapa, desta vez focada nas técnicas de entrevista e abordagem. 

Na parte teórica, foram apresentados métodos de conversação e entrevista de suspeitos. Na etapa prática, os alunos foram divididos em três grupos e um cenário foi montado no pátio da base de Porto Esperidião (cerca de 400 km a Oeste de Cuiabá). 

Na simulação, os participantes treinavam abordagens. Três alunos dentro de carro agiam como suspeitos. Outros verificavam documentação das pessoas e dos veículos. 

Ao longo da simulação, os alunos recebiam instruções a respeito da atitude da equipe diante de suspeitos, do posicionamento seguro de cada um durante a abordagem, da atenção ao perímetro e da atuação em equipe. 

Com os olhos atentos às instruções, o soldado PM Samer Liandro reconheceu a importância do treinamento específico. “As orientações são excelentes e nos deixam confiantes em garantir qualidade no nosso trabalho”, afirmou. 

O módulo sobre técnicas de entrevista tratou sobre a necessidade de um minucioso levantamento de informações após a abordagem ou constatação de envolvimento com algum delito. 

Conhecer a área geograficamente, a vegetação e a rotina da região são informações que contribuem com o desempenho do policial. “Se o policial estiver preparado para as entrevistas, as perguntas serão mais incisivas e a apuração mais eficiente”, explicou o responsável pelas atividades, major PM Willyam Becker. 

Os alunos também receberam orientações para agir em situações de confronto durante abordagem. A instrução prática foi realizada em uma região de mata aberta conhecida como “Tabuleta”. 

 

Carregando comentarios...

Educação

Provas do Enem estão mantidas

04/11/2016 - 07:49
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,04

04/11/2016 - 07:41
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,03

03/11/2016 - 07:43
Meio Ambiente

MT é o 7º em incidência de raios

02/11/2016 - 19:34
Cidades

Festeja Fapan será dia 9 de dezembro

01/11/2016 - 18:02