A Polícia Militar doou 400 kg de material descartável à Cooperativa União, que fica anexa ao aterro sanitário de Cuiabá, na região do Coxipó do Ouro. Na cooperativa, 14 mulheres tiram o sustento de suas famílias.
Todo material doado foi descartado durante a 18ª Corrida da Polícia Militar – Tenente Neteslau, realizada no dia 06 de novembro, em Cuiabá. Na ocasião, foram distribuídos 9,6 mil copos de água aos atletas participantes, que consumiram cerca de dois mil litros de água durante a prova.
Esses copos foram dispensados ao longo dos 10 km do percurso. Finalizada a prova, equipes da Coordenadoria de Educação Física, do Comando Regional de Cuiabá (CR1), com apoio de alunos soldados da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), fizeram a coleta de todo material.
Para a presidente da cooperativa, Avicentina Maria Ferreira, “a doação foi um ato muito bonito da PM, que vai ajudar as mulheres que tiram seu salário com a coleta desse tipo de material”. Segundo ela, cada quilo de plástico é vendido por R$ 1,30.
“Como estamos no aterro, temos que separar muito lixo do material que realmente dá para reciclar. Daí acaba sendo difícil o nosso dia-a-dia. Doações como essa que a PM fez deixa o trabalho mais simples e também mais rápido”, disse a presidente, fazendo referência ao tipo do material doado, seco e diretamente apto para reciclagem.