O prefeito Francis Maris Cruz também falou para a nossa reportagem, destacando as prioridades deste novo mandato. A seguir, transcrevemos na íntegra a entrevista:
Repórter – Quais serão suas prioridades nesta nova gestão?
Francis – As prioridades continuam as da outra gestão. Continuam na própria gestão da Prefeitura, nos controles e na informatização. É somente com esses controles, com meritocracia que se consegue medir o que estamos fazendo e evitar a corrupção e o desperdício. Fizemos muito, porque tivemos coragem de cortar as corrupções que existiam dentro da Prefeitura. Construímos postos de saúde, creches, asfalto, praças e muitas outras coisas. Continuaremos nessa gestão que começa, implantando cada vez mais esses controles, para que não haja desperdício e a gente possa então construir muito mais.
Repórter – Como o senhor analisa a composição da Câmara?
Francis – O Domingos e o Alencar [na Mesa Diretora] já vêm de outro mandato e conhecem a minha maneira de trabalhar e sabem que eu respeito a Câmara, sabem que eu não influencio nada na Câmara, por isso sabem que temos um trabalho harmonioso e respeitoso. Esperamos que a gente possa continuar com esse trabalho.
Repórter – Há quem apostou que o senhor iria interferir na eleição da Mesa Diretora da Câmara e o senhor mostrou o contrário...
Francis – Muitos me criticam [nesse sentido], dizendo que a Câmara vai ser um ‘puxadinho’ da Prefeitura, que o Francis vai mandar... Não é verdade e eu tenho provado isso no dia a dia. Todos sabem que esses comentários são mentirosos, que não procedem.
Repórter – Qual é a prioridade de seu mandado nestes primeiros dias de janeiro?
Francis – Vamos continuar com as inaugurações. No dia 06, vamos inaugurar o Posto de Saúde da Cohab, o Centro de Convenções, o escritório da Águas do Pantanal e dar sequências em várias outras obras. Temos vários projetos tramitando em Brasília e que precisam de recursos para por em prática. Vamos terminar a reforma da Praça Barão, outras creches, postos de saúde e outras prioridades. Queremos comprar mais maquinários, para que, daqui a quatro anos, quando eu deixar a Prefeitura, aquele pátio esteja superlotado de máquinas, pois, quando eu entrei, não havia maquinários. Quando eu sair, quero deixar lá pelo menos umas 10 patrols, uns 20 caminhões, umas 10 retroescavadeiras, enfim, deixar a Prefeitura equipada com uma usina de asfalto para que o próximo prefeito possa trabalhar muito mais que eu.
Em seu discurso de posse do prefeito Francis Maris Cruz iniciou com agradecimentos
Ele agradeceu à família, à vice-prefeita Eliene, ao deputado estadual Dr. Leonardo, demais deputados que o apoiaram na administração anterior e, em especial, aos 23 mil eleitores que o reelegeram.
Francis iniciou falando sobre a crise por que passa o país. “O Brasil vive uma profunda crise de falta de ética no meio político. Todos os dias somos bombardeados com notícias de corrupção, roubos, prisões, e isso afetou a economia. São 15 milhões de desempregados e milhares de empresas fechando”, destacou, lembrando que a crise é, por isso, responsável pelas falências dos estados e municípios. Fechando o assunto, Francis disse acreditar que, em 2018, o país vai superar os problemas com uma nova eleição, “tirando os corruptos da vida pública”.
O prefeito lembrou que, quando tomou posse do primeiro mandato em 2013, prometeu combater a corrupção e cumpriu com o prometido. Lembrou, destacando, que em 2012, a média de gastos com combustíveis para com nove ônibus escolares, era de 450 mil reais. “Em 2013, gastamos 150 mil, com os mesmos alunos e a mesma quilometragem”, garantiu.
Ainda dando exemplos de economia, Francis afirmou havia roubo na Secretaria de Saúde. “Roubavam medicamentos da Secretaria e vendiam em farmácias. A Polícia Federal e a Justiça prenderam mais de 100 pessoas”, frisou Francis, lembrando que algumas eram inocentes.
O prefeito destacou que, com a economia realizada em sua administração, foi possível comprar 50 novos carros, 10 caminhões, patrol, pás-carregadeiras, usinas de asfalto, ambulâncias, vans, ônibus e caminhonetes. Ainda sobre a economia realizada, Francis disse que, por ela, foi possível construir e reformar quatro unidades de Saúde, creches, reservatórios de água, iluminação da Ponte Marechal Rondon, melhorias de praças, escolas, estradas, pontes e asfalto em ruas de mais de 20 bairros.
Francis lembrou que a frota escolar, em 2012, era de 09 ônibus. “Hoje, já são quase 50”, destacou, afirmando que muito foi feito, mas que ainda há muito por fazer. “Por isso é que aceitei o desafio de continuar [administrando]”, afirmou, dizendo que o maior legado que suas administrações vão deixar são, a gestão, controles e a informatização.
Sobre a situação administrativa da Prefeitura, Francis disse que assumiu o primeiro mandato com muitos problemas, com atrasos de quitação em folha de pagamento, impostos, Sindicato, Previdência Social e fornecedores. “Graças a Deus, hoje está tudo em dia, com os salários pagos dentro do mês”, comemorou Francis, lembrando que, “medidas de austeridades foram tomadas, mas os resultados estão aí para todos verem. Estamos no caminho certo”, garantiu o prefeito.
Ao finalizar seu discurso, Francis fez mais agradecimentos. “Em meu nome e da Eliene [vice-prefeita], queremos agradecer a cada funcionário servidor que se dedicou, não medindo esforços e sacrifícios, agindo honestamente para melhorar nossa cidade e prestar atendimento digno e merecedor à população que paga seus impostos e nossos salários”, completou o prefeito.