Existem inúmeros casos de crianças que, em eventos públicos com grande concentração de pessoas acabam se perdendo dos pais ou responsáveis. Esta é uma situação recorrente, pois, em meio a centenas ou até milhares de pessoas, um segundo de descuido é o suficiente para entrar em desespero. Mas, uma medida simples, pode acabar com todo esse medo que assusta os pais; o uso de pulseiras de identificação das crianças.
A distribuição e uso da pulseira facilitarão a identificação do menor em caso de desaparecimento e a procura mais rápida por seu responsável, aumentando a segurança nos eventos públicos. A proposta é que nas pulseiras conste o nome da criança, dos pais ou responsáveis que estarão presentes no local do evento, endereço completo, telefones de contato, bem como informações relevantes sobre a saúde de criança.
A pulseira de identificação deverá ser distribuída gratuitamente aos pais e possuir um sistema que impeça sua reutilização, ser inviolável e não transferível, resistente à água, não tóxica e hipoalergênica, com sistema de fechamento seguro.
A iniciativa partiu do deputado Dr. Leonardo, por meio de projeto de lei, que já foi aprovado e sancionado pelo Governo do Estado. “Eu, como um pai, quero estar seguro que em caso de um incidente como este, o meu filho seja rapidamente e facilmente identificado. Passear com os filhos em meio a multidão requer o dobro de atenção, mas, as vezes, uma olhada para o lado já é o suficiente para perdê-los, pois, as crianças são ligeiras e não veem maldade nas coisas. A aprovação deste projeto é de extrema importância, pois, é o nosso dever zelar pela dignidade da criança e do adolescente”, destacou o deputado Dr. Leonardo.
Acesse e confira o projeto na íntegra:
http://www.al.mt.gov.br/storage/webdisco/cp/20150817165555123100.pdf