A Polícia Militar de Pontes e Lacerda apreendeu 568 peças de aroeira de diversos tamanhos, sendo 342 lascas e 226 palanques do tipo da árvore, protegida por lei. A ação policial foi possível graças a uma denúncia feita ao Ministério Público da cidade, que informou a PM sobre um homem suspeito de extração ilegal de madeira na região.
A partir de então, policiais da Agência de Inteligência do Comando Regional de Pontes e Lacerda (12ºCR) iniciaram os trabalhos de levantamento de informações e averiguação dos dados.
Confirmada a suspeita, foram feitos os trâmites processuais para cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, identificado como Reinaldo Santos Monteiro. Ele não foi encontrado no local. A companheira dele, Mariza Pereira de Assis, teria informado aos policiais que ele já estava preso por disparo de arma.
Durante o cumprimento, os policiais apreenderam uma motocicleta, duas motosserras, uma espingarda, sete espoletas e pólvoras. Na ocasião, Mariza acabou sendo conduzida até delegacia para demais esclarecimentos.
Segundo o comandante regional de Pontes e Lacerda, tenente-coronel José Antônio Gomes Chaves, foram necessários cerca de 20 dias desde o levantamento das informações acerca da denúncia até a apreensão dos materiais, finalizada ontem (09.02).
Conforme o tenente-coronel Chaves, o processo de busca, apreensão e deslocamento do material apreendido contou com apoio da Polícia Judiciária Civil, do Corpo de Bombeiros Militares, do Poder Judiciário, da Prefeitura da cidade e da igreja ‘Toque Mão de Mestre’.