O município de Pontes e Lacerda (a 352 km de Cuiabá) será contemplado com um Centro Integrado Escola-Comunidade (Ciec) - uma escola modelo pensada para tornar o ambiente escolar mais saudável e convidativo à busca pelo conhecimento. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (13.02) pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, durante encontro com a comunidade, realizado na Câmara de Vereadores.
De acordo com Marrafon, as unidades desse modelo contarão com 18 salas de aula, com capacidade para atender até 540 estudantes por turno; infraestrutura inteligente, que privilegiará a economia de água e energia elétrica, por meio de sistemas de reutilização de águas pluviais, placas solares e iluminação de LED.
Além disso, o projeto conta com o pé direito alto e sistema de climatização, laboratórios de informática, biblioteca, quadra poliesportiva e internet wi-fi, entre outros benefícios.
“Temos que reestruturar o ambiente escolar e buscar a melhoria da qualidade, com políticas de diminuição da evasão escolar, melhoria da aprendizagem, busca de formação mais adequada aos profissionais da Educação, e também avaliação”, disse o secretário.
Com a unidade em Pontes e Lacerda, a Seduc já anunciou a construção de 13 Centros Integrados, que serão instalados em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis e Tangará da Serra.
Serão investidos cerca de R$ 12 milhões em cada unidade, com recursos próprios e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Seduc Interativa
Em Pontes e Lacerda, a equipe da Seduc visitou ainda escolas e obras paralisadas no município para conhecer de perto as necessidades de cada unidade. “Um dos eixos principais do projeto, além da melhoria do ensino, é justamente a estrutura, a melhoria do ambiente escolar. Por isso, aproveitamos a oportunidade da vinda ao município para visitar as escolas e as obras que apresentam demandas, uma vez que, no cenário de dificuldade, isso é importante para que possamos definir as prioridades”, disse o secretário.
Marrafon apontou que serão retomadas as obras das EE Antônio Carlos de Brito e EE Mario Spinelli e iniciada a reforma da quadra poliesportiva na EE São José. Além disso, anunciou o início da reforma e da quadra da EE 14 de Fevereiro. “Já elaboramos um plano de ação, juntamente com a gestão da escola, para começarmos a obra imediatamente”, garantiu.
Pró-Escolas
A visita ao município faz parte do cronograma de apresentação do Programa Pró-Escolas, cujos principais eixos se referem a Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer, sendo que cada um tem a finalidade de promover ações específicas para melhorar a aprendizagem. Uma das metas, além de garantir educação pública de qualidade, é combater a evasão escolar.
Durante a reunião, Marrafon apresentou ainda um diagnóstico sobre o atual cenário da educação pública estadual e falou sobre indicadores referentes à rede. Outro ponto abordado foi a realidade das escolas estaduais, uma vez que pelo menos 400 das 757 escolas precisam de reforma ou nova construção.
Segundo ele, a ideia é de que o projeto possa atender a maioria das escolas em curto prazo, mas reconhece que é preciso planejar de acordo com as prioridades e a precariedade de cada escola.
Professora há 27 anos, Maria do Carmo Quintino, que atua na EE Vale do Guaporé, aprovou a iniciativa do Pró-Escolas. “Acredito que algumas das ações já podem ser implementadas neste ano, como as avaliações, a melhoria da aprendizagem”, disse.
Sônia Maria, professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) 6 de Agosto, com 20 anos de profissão, espera que o programa traga esperança aos profissionais e aos estudantes. “O atual modelo de escola é pouco atrativo para o aluno. Ao fim da apresentação, ficamos com um sentimento de que as coisas vão melhorar, de que é possível mudar a realidade”, afirmou.
Nos próximos dias, a equipe da Seduc visita Cáceres (15.02), Diamantino (17), Alta Floresta (20) e Matupá (21).