Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Brasil Central: governadores reúnem hoje em Cuiabá
Por redação
07/04/2017 - 03:21

Foto: arquivo

O governador Pedro Taques (PSDB) recebe nesta sexta-feira (7) os governadores dos Estados de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Rondônia e Maranhão durante o encontro Fórum dos Governadores do Brasil Central em Cuiabá para discutir os rumos do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. 

Entre as principais pautas estão às discussões de estratégias de exportação do Brasil Central; oportunidades de Cooperação do Brasil Central com a Coréia do Sul e a Holanda; e a Reforma da Previdência. 

Na reunião de governadores também será discutido o potencial econômico do etanol de segunda geração (2G) que, desde 2011, vem recebendo um investimento massivo das empresas brasileiras. 

Nesta reunião, também participam o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o Embaixador da Holanda no Brasil, Johannes Peters. 

A criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central será responsável por criar políticas públicas, reunir recursos dos Estados membros, captar recursos no governo federal e fortalecer a atuação política do Centro-Oeste, detalharam os governadores durante seus pronunciamentos. O consórcio terá seu escritório-sede em Brasília, onde concentrará uma estrutura enxuta de administração. A próxima reunião do Fórum do Brasil Central será dia 11 de setembro em Palmas, no Tocantins. 

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central é formado pelos governadores Pedro Taques (MT), Marconi Perillo (GO), Rodrigo Rollemberg (DF), Confúcio Moura (RO), Marcelo Miranda (TO), e Reinaldo Azambuja (MS). 

A iniciativa de criar uma entidade para fomentar o desenvolvimento econômico e social da região surgiu em julho de 2015, durante encontro em Goiânia, articulado pelo ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger. 

Após estudos realizados pelas equipes jurídicas dos Estados, verificou-se que a melhor opção seria pela formação de um consórcio. Assim, surgiu o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, uma associação pública de natureza autárquica, dotado de autonomias administrativa e financeira, bem como patrimônio e receitas próprios. 

O consórcio tem sede em Brasília e seu objetivo é atuar na promoção do desenvolvimento de oito áreas principais: agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação, meio ambiente e turismo. Com o estabelecimento de cooperação política, técnica, programática e financeira, os estados também buscam promover e incentivar iniciativas inovadoras para melhoria da gestão pública, da eficiência administrativa e da efetividade e eficácia das políticas públicas em diversas áreas. (PR) 
 

 

Carregando comentarios...

Educação

MT tem 55 mil crianças fora das escolas

06/04/2017 - 05:31