Após oito meses da vacância de seu Bispo, a espera na Diocese de São Luiz de Cáceres, finalmente chegou ao fim. Nomeado pelo Vaticano, o novo bispo, enfim tomou posse neste sábado (15), na Catedral de São Luiz. Num clima de festa e muito louvor, milhares de fieis foram recepcionar seu novo Pastor, Dom Jacy Diniz Rocha.
O rito começou com uma procissão de acolhida. Cada paróquia reuniu seus fiéis e em romaria, foram se juntando durante o trajeto traçado pelo cerimonial, seguindo para a catedral de São Luiz. Às 19 horas, os sinos da igreja anunciavam o final do cortejo e o início da tão esperada celebração, que foi transmitida ao vivo e hospedada no canal You Tube.
Mais de mil pessoas foram acomodadas no interior da Catedral, porém, outra grande parte de fiéis, teve que assistir a celebração na área externa da Igreja. Bancos, cadeiras, um telão e sistema de sonorização foram instalados para que toda a Diocese pudesse acompanhar e participar da celebração de posse do seu sexto Bispo.
A missa foi linda e emocionante. Com muito calor humano, carinho e devoção, os fiéis acompanhavam os ritos tradicionais de posse. Bandeirolas azuis e brancas eram acenadas em vários momentos da celebração. A mensagem de boas vindas foi dada pelo Padre Edson, em nome de toda comunidade de São Luiz.
O Arcebispo de Cuiabá Dom Milton Antônio dos Santos, apresentou Dom Jacy a sua nova Diocese, composta por 25 municípios. “Irmãos e irmãs em Cristo, por graça de Deus e designação da Sé Apostólica, a partir deste momento, Dom Jacy Diniz Rocha, é o novo pastor da Diocese de São Luiz de Cáceres”.
Ato contínuo, o Arcebispo e os últimos bispos Dom Vilar e Dom José, conduzem Dom Jacy a sua Cátedra, momento em que recebe o Báculo, símbolo do Pastor da Igreja Católica e assume oficialmente o governo da Diocese de São Luiz de Cáceres.
Diversos Bispos de Mato Grosso e de outros estados do Brasil vieram para a solenidade trazendo suas bênçãos. Dom Jeremias Antônio de Jesus, Bispo de Guanhães veio prestigiar a posse de seu Padre, agora Bispo, Dom Jacy. Outro colega, o Bispo Dom Paulo Rumeu Dantas, de Alagoinhas, trouxe seu abraço.
Três antigos Bispos da Diocese se fizeram presentes, Dom Paulo de Conto, Bispo de Monte Negro no Rio Grande do Sul, Dom José Vieira de Lima( hoje Bispo Emérito) e Dom Emídio Villar, Bispo de São João da Boa Vista em São Paulo. Outros Bispos fizeram questão de dar as boas vindas, Dom Protógenes José Fuft, de Barra do Garças, Dom Gentil Delazari, Sinop, Dom Vidal Chitolina, de Diamantino, e Dom Neri José Tondello, de Juina.
Padres da Diocese de Guanhães, também vieram trazer seu apoio. Reitores de seminário, representante do Tribunal Eclesiástico, secretário da CNBB em Mato Grosso, padres de todas as paróquias que compõem a Diocese de São Luiz de Cáceres e muitos amigos do Bispo, engrandeceram ainda mais o evento.
Mesmo alegre e com muita emoção, a missa foi envolvente, arrancando lágrimas em vários momentos da celebração. Uma dessas ocasiões foi quando em seu pronunciamento, Dom Jacy reportou o apoio incondicional de sua família, irmãos e mãe, que estavam presentes e vieram de Minas Gerais, da Inglaterra e da Austrália, demonstrando o amor fraterno entre eles. Ao prestar uma homenagem, dando um caloroso abraço em sua genitora, Eunice Silva Diniz Rocha, de 92 anos, que fez questão de estar presente, todos se emocionaram.
Outro momento marcante foi dirigido a Dom José Vieira de Lima, Bispo Emérito de Cáceres, que visitou Dom Jacy em Guanhães. “Generosa foi à acolhida do senhor Bispo Dom José Vieira de Lima, que me trouxe alento nos dias de silêncio e provação. Obrigado Dom José por sua presença em um momento de decisão espiritual”, agradeceu.
No final da celebração, uma música composta pelo jovem Acólito, Vicente Júnior, que tinha como refrão a frase: “Com Alegria acolhemos aqui, És nosso Bispo Dom Jacy; Com esperança nós vamos cantar e vamos juntos evangelizar”, foi cantada por todos os fiéis, que acevavam também suas bandeirolas.
A serva do Apostolado, Valderez Cuyabano de Souza (90), disse que ficou impressionada com o novo Bispo. “Ele é muito dinâmico, jovial, com grande embasamento teológico e já impressionou no seu primeiro contato. Rezamos muito para que Deus enviasse nosso Bispo, e aqui está ele”, observou Valderez.
Dom Jacy Diniz Rocha é o sexto bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres.
Ele nasceu em 29 agosto de 1958, em São João Evangelista, na diocese de Guanhães, Minas Gerais. Depois de frequentar a escola primária e média de Barreiras, na Bahia, completou seus estudos de filosofia no Seminário Maior de Brasília e os de Teologia em três instituições: o Seminário Maior de Brasília, da Escola Superior de Teologia de Barra e na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte.
Em 26 de maio de 1984, foi ordenado sacerdote e incardinado na Diocese de Barreiras, na Bahia. Sua posse como Bispo foi em 15 de julho de 2017, na Catedral de São Luiz, em Cáceres, Mato Grosso.
Por Esdras Crepaldi/Pastoral da Comunicação
Depoimento do novo Bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres
Com o lema, “Em atenção a tua palavra, lançarei as redes”, L 5.5, Acolho o convite do Santo Padre o Papa Francisco para o episcopado, com temor, por causa de minhas limitações e fraquezas, mas com confiança e alegria, pois sei que posso acreditar na misericórdia e na graça do Senhor que sempre esteve ao meu lado.
Espero poder servir à Diocese de São Luiz de Cáceres, trabalhando com todas as minhas forças em comunhão com o presbitério, os religiosos e a porção do povo de Deus que me está sendo confiada.
Muito pouco conheço da Diocese de São Luiz de Cáceres, mas chego com humildade e disposição de servir somando-me ao Presbitério, aos Diáconos, aos Religiosos, Seminaristas e Lideranças Eclesiais da Diocese, com os quais vou caminhar.
Vou fazer parte de uma longa história de missionários e missionárias da região e de outros países que dedicaram e dedicam sua vida à esta terra. Vou encontrar uma Igreja organizada, com suas Paróquias, suas Pastorais, com um Plano de Pastoral, um presbitério e um povo com quem desejo fazer comunhão e somar forças. Peço orações de todos para que eu seja fiel ao chamado e possa levar o abraço amoroso do Pai por onde eu for, em especial os que me foram confiados.
Dom Jacy Diniz Rocha