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Sefaz implanta Comunidade Prática para os servidores
Por Simone Ishizuka / Lorrana Carvalho | Sefaz-MT
20/07/2017 - 10:54

Foto: Ilustrativa

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) implantou nesta semana uma Comunidade Prática sobre o Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCD), para os servidores fazendários. A ferramenta é resultado do projeto de Gestão do Conhecimento, desenvolvido pela gestão fazendária, com o objetivo de fortalecer o trabalho organizacional e, assim, aprimorar o atendimento realizado ao cidadão.   

De acordo com a Gerência de Desenvolvimento (GDES), a ferramenta funciona como um fórum de discussão, disponibilizado em um ambiente web. Por meio dele informações são compartilhadas entre os servidores veteranos e os menos experientes, propiciando a disseminação de práticas e conhecimentos de forma integrada.

A gerente substituta da GDES, Sonia Pesarini, explica que o ITCD foi escolhido inicialmente para ser gerenciado, devido ser um assunto de propriedade de poucos servidores. “O ITCD foi o primeiro tema abordado, mas a Gestão do Conhecimento será realizada em todos os conhecimentos essenciais e prioritários para a Sefaz, os quais geram valores para os cidadãos e sociedade”, afirma. 

Ela ressalta, ainda, que a ação também dará transparência às informações, agilidade nos processos e otimização dos resultados.  

Incentivador do projeto, o secretário de Fazenda, Gustavo de Oliveira, destaca a importância da Gestão do Conhecimento. “Em uma instituição técnica como a Sefaz, com muita especificidade, é necessário trabalhar bem a Gestão do Conhecimento e isso significa disseminar o conhecimento e aprimorá-lo. Mas, o mais importante é refletir sobre o que esse conhecimento representa, garantindo que a instituição tenha o conhecimento diluído pelas pessoas, mas compartilhado por todos”, pontuou Oliveira.

Gestão do Conhecimento

Iniciado em julho de 2016 pela atual gestão, o projeto de Gestão do Conhecimento tem como principal objetivo gerenciar o conhecimento organizacional da Sefaz. Este modelo visa apoiar a aquisição e disseminação dos conhecimentos essenciais à implementação do planejamento estratégico da pasta, otimizando esforços na busca do alcance das metas individuais, das áreas e da organização como um todo.

O projeto possui um plano de ação de três anos, elaborado conforme as diretrizes estratégicas da Sefaz. Com isso, a Gestão do Conhecimento tem o papel estratégico de criar de uma “Rede Interna de Aprendizagem Contínua”, que levará à criação de inovações que gerem valor e resultados para o atendimento prestado ao cidadão.

 

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