Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projeto fomenta empresas e concessionárias a incentivarem doação de sangue
Por Milena Silva /ALMT
31/08/2017 - 15:03

Foto: assessoria

Para incentivar a doação de sangue e alertar aqueles que já praticam o ato, o deputado estadual, Professor Adriano (PSB), usou a tribuna nesta quarta-feira (30) para apresentar um Projeto de Lei que dispõe da obrigatoriedade das empresas prestadoras de serviços públicos e concessionárias de água, esgoto, telefonia e internet a inserirem nas faturas mensagem de incentivo à doação de sangue com a frase “doe sangue”.

 

Para o parlamentar, a ideia é de que vidas sejam salvas por meio da disseminação de informações acerca do ato, assegurando um direito primordial, resguardado pela Constituição Federal, que é o direito à vida.

  

“É dever do Estado cuidar da saúde e do bem estar de seus cidadãos. Portanto, o objetivo do projeto é fazer com que mais mato-grossenses tenham a doação de sangue como um hábito, não apenas em datas específicas ou quando conhecem alguém que necessita de transfusão. Precisamos expandir essa compreensão e contribuir de forma regular, voluntária e solidária,” pontuou Professor Adriano.

 

De acordo com a pesquisa feita recentemente pelo Ministério da Saúde, no Brasil cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusão de sangue. Ao todo, existem no país 27 hemocentros e 500 serviços de coleta. Atualmente, 1,8% da população brasileira realiza doação de sangue.

 

Quem pratica essa ação tem uma lista extensa de benefícios em algumas cidades do país; inclusive Mato Grosso. Além de ajudar a salvar vidas, o doador tem o direito a um dia de falta remunerada ao serviço, isenção em concursos públicos, meia-entrada em eventos culturais, não enfrentar filas em banco ou supermercados, além de realizar diversos exames.

Carregando comentarios...

Cidades

Idoso morre em acidente na MT-175

28/08/2017 - 13:48