Acadêmicos, professores, empresários e lideranças políticas e comunitárias prestigiaram nesta terça-feira (23), em Cáceres, o lançamento do livro "A fronteira Brasil-Bolivia em Mato Grosso", um estudo inédito desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso que mapeou a realidade física, econômica e social da região de fronteira entre os dois países.
"Um momento histórico para a Assembleia Legislativa. Expandimos nossa missão na medida em que passamos nos últimos anos a produzir conhecimentos para que os governos federal e estadual, os deputados, prefeitos e vereadores tenham subsídios concretos para a produção de políticas públicas que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nessa região de fronteira", afirmou o deputado estadual e primeiro secretário da ALMT, Guilherme Maluf, idealizador do trabalho.
Para Maluf, o estudo, além de garantir embasamento técnico, vai mostrar ao Brasil a realidade dos mais de 10 mil quilômetros de fronteira apenas em Mato Grosso. "Um livro inédito no Brasil que mostra a realidade dessa região de fronteira. O que para alguns é apenas um caminho para o tráfico de drogas e o contrabando, para a maioria é sobrevivência, saúde, educação, transporte, economia. A partir desse lançamento vamos poder repensar essa região a partir de informações confiáveis, com os olhos voltados para o desenvolvimento", ressaltou o parlamentar.
Um dos principais nomes da história política de Cáceres, o ex-senador Marcio Lacerda, destacou a importância da obra lançada pela Assembleia Legislativa. "Esse livro precisa ser a Bíblia de todo o político que quer trabalhar pelo nosso desenvolvimento, que vai nos ajudar a deixar de sermos apenas exportadores de matéria prima", observou Lacerda.
Vereador por Cáceres, Cesare Pastorello (PSDB), classificou o lançamento do livro como um marco importante para o relacionamento entre os dois países. "Durante muito tempo a relação foi apenas de restrições à Bolívia, porém, com a entrada do país no Mercosul, a relação mudou e o livro contribui para iniciar este novo relacionamento, especialmente nas questões econômicas e culturais".
O livro é fruto de uma parceria entre a ALMT e a Cooperativa Mista de Trabalho Multidisciplinar (Cootrade), sob coordenação do professor Silvio Monteiro, que enfatizou a importância da iniciativa do Legislativo mato-grossense. "É importante hoje agradecer a todos os parceiros dos dois países que colaboraram com a elaboração desse estudo, mas, em especial, agradecer a sensibilidade da ALMT, que representada pelo deputado Guilherme Maluf, deu todo o respaldo para que pudéssemos oferecer ao poder público e a toda a sociedade um livro que é fruto de uma luta de 15 anos e que pode mudar significativamente o cenário social e econômico dessa região", afirmou Monteiro.
Conhecer para desenvolver
Esta perspectiva motivou a confecção do livro que organiza e sistematiza informações sobre as relações fronteiriças Brasil-Bolívia, para melhor compreender este universo complexo e dinâmico de relações econômico-sociais.
As atividades de coleta de informações, sistematização e análise, foram realizadas entre julho e outubro de 2016. A equipe coordenada pelo professor Sílvio Monteiro percorreu mais de 13 mil km nos municípios fronteiriços, em Cuiabá, Cáceres e Brasília, levantando e checando informações, realizando entrevistas e coleta de dados in loco. Mapas, croquis, tabelas e gráficos organizam e referenciam as estatísticas quantitativas e qualitativas.
Participaram do lançamento as vereadoras de San Ignácio, Úrsula Mayser e Maria Rodrigues, lideranças políticas de Jauru, Peixoto de Azevedo, representantes do Gefron e do Exército Brasileiro.