A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou na noite desta quarta-feira (14.03), durante sessão plenária, um requerimento ao governo do estado exigindo a tomada de medidas que visem a diminuição do Feminicídio (assassinato de mulher motivado pela condição de gênero) em Mato Grosso.
“Na semana passada, semana internacional da mulher, recebemos a notícia de que Mato Grosso é o estado onde mais mulheres são assassinadas no País. Isso é um dado muito preocupante, porque em Mato Grosso, desde que instaladas as primeiras delegacias de defesa da mulher, nós nunca mais tivemos nenhuma implantada. São as mesmas de décadas atrás e os crimes continuam crescentes”, aponta.
Janaina aponta ainda a regressão na proteção à mulher ocorrida na gestão Pedro Taques. “Não vemos mais ações. A Secretaria da Mulher que existia em outras gestões não existe mais, não ouvimos nem falar. E se existe, é apenas figurativa”, diz.
A parlamentar afirma que não entende como o governo do estado diz que a violência está diminuindo, se o que se vê é um crescimento absurdo principalmente nos casos de agressões contra mulheres.
“Um exemplo disso é o município de Juara, onde eu já apresentei várias indicações ao governo para a implantação de uma delegacia de defesa da mulher, em oito meses foram registrados mais de 250 Boletins de Ocorrência por agressão contra mulheres ou mortes. Então o governo precisa nos esclarecer quais as medidas concretas que está tomando sobre isso”, finalizou.
A deputada lembra que no dia 2 de Abril iré promover uma grande debate entre o Poder Judiciário, Segurança Pública, comunidade acadêmia sobre o Feminicídio em Mato Grosso. O evento contará com presença da deputada estadual do Rio Grande do Sul, Manuela D'ávila, como uma da debatedoras.