"ônibus está caindo aos pedaços"-relata a estudante
Uma estudante da Escola Municipal Buriti, no Distrito de Vila Aparecida, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, gravou um vídeo que mostra a precariedade de um ônibus escolar no qual os alunos vão para a escola diariamente. O veículo não tem cinto de segurança e está com os bancos completamente danificados.
A prefeitura do município informou que o transporte público está em fase de licitação e não se manifestou sobre a fiscalização do serviço prestado pela empresa contratada.
No vídeo, gravado no início desta semana, a estudante reclama da condição do ônibus.
"Vejam se tem como a gente utilizar um transporte escolar desses para ir à escola em um ônibus cheio de crianças. Olhem a situação dos bancos. Isso porque o ônibus foi mandado de Cáceres porque o nosso está quebrado", diz a aluna.
O representante da empresa que presta o serviço de transporte à prefeitura, Edvonei de Oliveira, disse que o ônibus das imagens era um paliativo e que ainda nesta quarta-feira (14) será feita a troca por um ônibus em melhor estado de conservação.
Ele disse ainda que a empresa irá colocar cinto de segurança nos ônibus e cumprir as exigências legais. A empresa, segundo o representante, presta serviços à Prefeitura de Cáceres há mais cerca de 10 anos.
À reportagem, a aluna que gravou o vídeo disse que, muitas vezes, os estudantes chegam atrasados à escola por problemas mecânicos no veículo. "Esses dias o ônibus parou no meio da estrada e não tínhamos como ir para a escola", afirmou.
Ela avalia que é preciso investir em educação. "A gente contribui com impostos para ter educação e transporte de qualidade e aqui não temos transporte para chegar na escola", disse.