Nesta quinta-feira, 22, 190 alunos da Unemat receberam seus diplomas de curso superior pela Unemat de Cáceres (220km de Cuiabá). No seu discurso final, a reitora Ana Maria di Renzo propôs que, além do juramento usual de cada formando, também fosse feito um juramento, por quem quisesse, de defender a Unemat, que está completando 40 anos.
O vereador Cézare Pastorello (PSDB) estava presente e acompanhou a reitora no juramento em defesa da instituição. “A Unemat é um dos nossos bens mais preciosos. Forma os profissionais que têm a missão de mudar o país, melhorar o mundo. Os constantes ataques feitos às instituições públicas de ensino mostram que devemos nos unir para manter a Unemat como uma instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade. Neste ano a Unemat completa 40 anos, bem como a nossa Constituição Cidadã completa 30 anos. Então, é o momento de refletirmos sobre a educação como direito de todos e dever do Estado e da família.”
Para Pastorello, as políticas de acesso à educação privada não podem ser vistas como substitutivas da educação pública. “Quando comparam os custos da educação pública e privada, nunca consideram a produção de conhecimento. São as instituições públicas que pesquisam, fazem extensão e são produtivas em publicações. Logo, são incomparáveis em relação ao custo. Agora, se compararmos entre as instituições públicas o orçamento da Unemat, daí vemos o quanto precisaria ser mais investido”.
“Um outro desafio que deve ser encarado por toda a sociedade é a universalização da educação superior. Não me parece admissível que algumas pessoas possam fazer curso superior e outras sejam barradas. Devemos buscar o ensino superior como etapa natural e universal de formação para o cidadão. Ou seja, universidade para todos.” Finaliza Pastorello.
Cáceres é a Sede Administrativa da Unemat, que possui 13 campi interiorizados no Estado, oferecendo cursos de licenciatura, bacharelado e pós graduação.