Adolescentes e jovens do município de Porto dos Gaúchos, no Vale do Arinos, em Mato Grosso estão participando da quarta edição do Projeto de Extensão "Novo Cidadão: Inserção de Jovens no Primeiro Emprego" oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
As atividades tiveram início na última sexta-feira (20) com os cursos História do Trabalho e Como se preparar para o mercado de trabalho e seguirão até o mês de agosto. Durante quatro meses 41 adolescentes e jovens que necessitam entrar no mercado de trabalho participarão de 10 cursos de capacitação e ao final receberão certificação.
O professor da Unemat, Gildete Evangelista da Silva, doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e coordenador do projeto Novo Cidadão cita que a falta de experiência profissional impede que muitos adolescentes e jovens tenham acesso ao trabalho e renda.
"Os focos principais nesta extensão, que envolve professores, acadêmicos, técnicos e jovens de Porto dos Gaúchos, são a qualificação profissional como fator relevante para diminuir a exclusão social; a ênfase no desenvolvimento, na formação profissional e na carreira; os direitos, deveres e responsabilidade; e, o fortalecimento às iniciativas e decisões", explica Gildete. Para os jovens de Porto dos Gaúchos, município que tem pouco mais de 6.000 habitantes (IBGE/2010) e está a 650 km da capital Cuiabá, a presença da universidade pública, por meio da Extensão, é uma chance única.
Os próximos cursos são: Entrevista de seleção, A preparação do currículo, Carteira de Trabalho e documentos, O uso da informação no dia-a-dia, Cidadania, igualdade e inclusão, Comunicar é preciso, Relacionamentos Interpessoais e Marketing Pessoal. "Esperamos que as atividades contribuam para a universalização do direito de cada participante à qualificação profissional com vistas à sua promoção e a integração nos mercados de trabalho, renda e educação, considerando principalmente a sua autonomia e cidadania", enfatiza o coordenador.
Os acadêmicos do curso de Administração da Unemat, câmpus de Juara, também são protagonistas importantes na realização do projeto. Algumas atividades de ensino, como ministrar aulas/palestras em áreas do conhecimento administrativo serão executadas por eles, que ao final também receberão certificação como palestrante. "É uma oportunidade ímpar trabalhar várias temáticas e conceitos das ementas das disciplinas do curso de Administração, unindo as teorias às práticas, além de atuar como multiplicador social do conhecimento", exemplifica o professor.
Durante o projeto os cursistas, que não possuírem a Carteira de Trabalho e Previdência Social, receberão todos os encaminhamentos para a confecção junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social.