Sindicato Rural ouve propostas dos três candidatos a prefeito
Por Assessoria/Clarice Navarro Diório
02/10/2012 - 12:09
O Sindicato Rural de Cáceres realizou na noite de ontem sua reunião mensal com os associados, oportunidade na qual repasse a eles os informes sobre as ações desenvolvidas no decorrer do mês. Na reunião desta segunda-feira, 01, o sindicato contou com a presença dos três candidatos a prefeito de Cáceres: Leonardo Albuquerque (dr. Leonardo), Francis Maris Cruz(Francis Maris) e Edson Penha Mendes (Edinho do PT). O objeto do sindicato, ao fazer o convite, foi proporcionar a seus associados um contato mais direto com os candidatos. Cada um deles teve dez minutos para explanar de forma sintetizada seus objetivos como administrador municipal. Não foi um debate e não houve perguntas, apenas uma exposição de propostas.
O primeiro a falar foi dr. Leonardo, Informando que ele e família estão há 22 anos na região, com o pai como proprietário rural, afirmou ser conhecedor dos problemas que os produtores enfrentam, especialmente pelas condições precárias das estradas vicinais. Citou a necessidade da organização da categoria em cooperativas, proposta especialmente voltada a pequenos e médios produtores. Cooperativas essas que funcionariam de acordo com a vocação de cada comunidade rural.
Francis Maris foi o segundo a explanar. Enfático, disse que deixa a administração de suas empresas para administrar o município. “Cáceres precisa de um administrador, e quero trabalhar baseado nos 40 anos de experiência na área. Os postos precisam de médicos, as ruas precisam de asfalto, a população precisa de emprego e serviços públicos de qualidade. E com certeza, como administrador, terei em minha equipe técnicos com experiência em cada secretária. Todos trabalhando em sua área de conhecimento. Para o setor de agropecuária, são vários os projetos: piscicultura, inseminação, cultivo de seringa, etc. Nosso Plano de Governo foi distribuído de casa em casa e gostaria que fosse analisado por todos”.
Edinho do PT sintetizou sua fala afirmando que atua na administração municipal como funcionário há 14 anos, e que a Prefeitura precisa do fortalecimento de cinco pontos: aumento de credibilidade;reforma administrativa;reforma tributária;aumento da capacidade política e administrativa e aumento da capacidade de investimento.
Todos eles receberam do presidente em exercício do Sindicato Rural, Jeremias Pereira Leite, um documento onde a entidade expõe as expectativas em relação ao novo gestor. Veja o documento:
Senhor candidato,
O Sindicato Rural de Cáceres, entidade que representa o setor produtivo do município do município, solicita a Vossa Senhoria a valorização da atividade que contribui em maior porcentual na formação do PIB local, que advêm da agropecuária. Isto posto apresentamos nossas reivindicações:
1- Estruturação da Secretaria Municipal de Agricultura; celebração de convênio com a UNEMAT para os cursos de Agronomia, Biologia, Zootecnia e Direito), com o IFMT(Instituo Federal), para os cursos de Engenharia Florestal, Zootecnia, Técnico Agrícola, Agropecuária etc, com a FAPAN, para os cursos de Administração entre outros, Ciências da Computação e outros que estão em fase de implantação.
Convênios com o Mapa- Ministério da Agricultura, MDA- Ministério do Desenvolvimento Agrário; SEDRAF Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.
Formatar um programa de assistência técnica ao produtor rural, através de estágio aos técnicos em fase final de formação, com acompanhamento das instituições conveniadas.
2- Logística de Transporte. estruturar um programa de melhoria e manutenção das estradas municipais, com engenharia adequada a cada estrada visando garantir a longevidade de condições de trafegabilidade.
3- Promover e fomentar um programa de diversificação de atividades produtivas; como Integração Lavoura e Pecuária; implantar um programa em parceria com os três níveis de governo tendo como objetivo a cadeia produtiva do leite.
4- Articular junto aos governos ações que culminem com titulação das áreas situadas na faixa de fronteira, assim como regularização fundiária urbana e rural.
5- Estruturar um programa de capacitação em parceria com os governos, tendo por base o programa de capacitação desenvolvido pelo Serviço Nacional se Aprendizagem Rural.
6- Articular um programa de parceria com órgãos de governos que promovem a defesa sanitária vegetal e animal envolvendo as universidades e faculdades com atuação em nosso município.
7- Criar um programa que tenha como alvo os produtos que agregam valor em todo ramo de atividade, garantindo qualidade e segurança ao turista que visita nosso município.
8- Apoiar através da assistência técnica e jurídica a regularização ambiental em nosso município, segundo o que preconiza o novo Código Florestal Brasileiro.
9- Apoio a realização de ações desenvolvidas pelo Sindicato, em especial a realização da Exposição Agropecuária e Industrial, Cavalgada e outras que divulguem a cultura e hábitos da população cacerense.