O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSI) da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Cáceres presta atendimento para crianças e adolescentes com transtornos mentais.
O objetivo do CAPSI é oferecer acompanhamento clínico, promover a reinserção social e fortalecer os laços familiares, escolar e de lazer.
A idade dos usuários é de crianças e adolescentes de três à 18 anos.
As patologias são transtorno afetivo bipolar (TAB), transtorno de conduta (TC), transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtornos relacionado ao uso de bebidas e drogas, esquizofrenia, autismo entre outros.
O secretário de Saúde, Tony Mendes, explica que o CAPSI é formado por uma equipe multidisciplinar com médico psiquiatra, neuropediatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, artesão, auxiliar administrativo, técnico de enfermagem, serviços gerais.
O funcionamento é de segunda à sexta, em horário comercial. “As consultas são agendadas pelos médicos das UBSs, ou na Secretaria de Saúde, respeitando o limite de vagas disponíveis, porque é um trabalho direcionado, onde cada paciente tem o seu próprio projeto terapêutico. É importante que o paciente não falte e participe de todas as atividades determinada”, finalizou Tony.
O CAPSI na Rua dos Operários, Centro, telefone 3223 1901. E o CAPS I está localizado na Rua da Tapagem, Cohab Velha, telefone 3223 0806.