Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Várias ações marcam 80 anos do 2º B Fron em Cáceres
Por assessoria
27/05/2019 - 09:05

Foto: assessoria

O 2° Batalhão de Fronteira completou no último dia 24 de maio o seu 80° (octogésimo) aniversário de criação. Em alusão a referida data foi realizada uma formatura com a presença de diversas autoridades civis e militares que juntamente com um grande público de cacerenses prestigiaram o evento.

Na ocasião foram entregues os diplomas de “Amigo do 2º B Fron” em reconhecimento aos relevantes serviços prestados e cordiais manifestações de apreço a OM, as seguintes personalidades: Alvasir Ferreira de Alencar (Vereador); André Molina (Presidente da Mineradora Geominas); Antônia Eliene Liberato ( Vice-Prefeita de Cáceres); Antônio Carlos Viana( Artista Plástico); Dr. Felipe Azevedo e Silva (Clinica Gastrocentro); Capitão-Tenente  Estanislau Geraldo de Carvalho(Comandante da Agência Fluvial em Cáceres); Ilson Ribeiro Corrêa (Diretor de Pecuária da Fazenda Grendene); Luizmar Faquini (Jornalista da Rádio Difusora); Mirko Frank Ribeiro (Diretor Comercial do Grupo Juba); Professora/Doutora Maria do Socorro Souza Araújo (UNEMAT); Professora/Doutora  Zulema Netto Figueiredo ( Coordenadora do Campus Jane Vanini da UNEMAT); Taiana Castrillon Dionello (Promotora de Justiça); Tenente-Coronel PM Lara Filho (Comandante do 6º Comando Regional da PMMT) e Wilson Souza Santos (Delegado da Policia Civil).

Outro momento de destaque durante a solenidade foi o desfile dos “infantes de todos os tempos”, grupo composto por ex-militares que já serviram no 2º B Fron, e que puderam demostrar mais uma vez todo o seu amor, carinho e respeito pelo batalhão.

 Histórico do 2º B FRON

Originado da preocupação do governo do, então, presidente Getúlio Vargas em levar a presença do estado brasileiro aos rincões do nosso território, principalmente após a eclosão da Guerra do Chaco entre os vizinhos Paraguai e Bolívia na década de 1930. Foi criado através Decreto Presidencial, ao qual incluía a fusão das 2ª e 4ª Companhias de Fronteira, no ano de 1939.

A cidade de São Luis de Cáceres-MT foi escolhida como sede da Nova Unidade Militar, em virtude de sua privilegiada posição estratégica entre o limite oeste da nação e as vias de acesso que ligam os grandes centros brasileiros e a Bolívia.

A organização inicial do 2° B Fron contava com 02 (duas) Companhias de Fuzileiros, 03 (três) Pelotões extranumerários e 01 (uma) Fanfarra de música.

Desde sua fundação, coube ao 2° B Fron como missão principal a defesa da soberania nacional no que tange a vigilância e manutenção de mais de 900 km de fronteira, inclusive com a colaboração inegável para o sentimento de “brasilidade”, fortalecimento de nosso idioma e cultura, nas quase inacessíveis localidades e comunidades fronteiriças.

Nesse sentido, nos anos de 1940 e 1941 o Batalhão passou a criar as, então, “Colônias Militares”, depois conhecidas como Destacamentos Militares de Fronteira, aos quais foram pioneiros desse período os de CORIXA, CASALVASCO, PORTO ÍNDIO e FORTUNA.

Posteriormente outros Destacamentos foram fundados, levando o atendimento médico-odontológico, escolas, cidadania, luz elétrica e segurança aos mais longínquos rincões fronteiriços, através do encharcado Pantanal e da densa Selva Amazônica, são eles: PORTO ESPERIDIÃO, SÃO SIMÃO, SANTA RITA e GUAPORÉ.

No ano de 1978, a denominação da Unidade passou a ser 66° Batalhão de Infantaria Motorizado. Retornando, pouco depois, às tradições como 2° Batalhão de Fronteira em 1° de outubro de 1994.

Como forma de ampliar as relações seculares com o país vizinho e amigo, a Bolívia, o Comandante do Exército Brasileiro, em 13 de agosto de1998, determinou que o 2° B Fron recebe-se a denominação histórica de “BATALHÃO GENERAL JOSÉ MIGUEL LANZA”, em alusão a esse grande herói da luta pela independência de nossos irmãos bolivianos.

Na atualidade o Exército Brasileiro e, consequentemente, o 2° Batalhão de Fronteira passam por sensíveis transformações, no que diz respeito a Projetos Estratégicos aos quais englobam uma Força Terrestre moderna, equipada e em constante prontidão para atender a qualquer momento os anseios da Pátria no século XXI.

Onde encontramos no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), já em processo de implantação, os primeiros reflexos desta nova conjuntura, especificamente para o 2° B Fron, com a recente criação dos 04 (quatro) Pelotões Especiais de Fronteira, localizados em CORIXA, FORTUNA, PALMARITO e GUAPORÉ. O que aumentará o efetivo de militares destacados, com maior mobilidade, material de emprego militar, poder de combate, capacidade de monitoramento e consequentes resultados.

Ao contemplar o passado e as dificuldades enfrentadas para guarnecer esta longínqua porção de nosso enorme território,  reconhecemos hoje o trabalho heróico dos militares no passado, que juntamente com  suas famílias, edificaram em 80 (oitenta) anos, a custa de muito suor e sangue, abrindo mão do interesse individual em prol do coletivo, desbravando selvas e pântanos, enfrentando o calor, a friagem e o isolamento, erguendo as bases de uma Organização Militar moderna, operacional e de fundamental importância aos interesses nacionais.

Com estes exemplos e contagiados pela vibração, marcialidade e espírito de cumprimento de missão, valores aos quais sempre foram marcas indeléveis do soldado de fronteira, o 2° B Fron permanece, mais forte do que nunca, como a tropa de elite da infantaria brasileira desdobrada neste pedaço de torrão, a proteger nosso amado território, garantir a soberania da Pátria e a servir de orgulho ao nosso invicto Exército.

Carregando comentarios...