Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres:artistas plásticos cobram na Câmara espaço para exposições na Sicmatur
Por Felipe Deliberaes
29/07/2019 - 14:04

Foto: assessoria

Aconteceu na manhã da última sexta-feira (26), no aabinete do presidente da Câmara Municipal de Cáceres, uma reunião com representantes da Associação dos Artistas Plásticos do Estado de Mato Grosso (ARTEMAT). Estiveram presentes os vereadores Alvasir de Alencar (PP), Claudio Henrique Donatoni (PSDB), Jerônimo Gonçalves (PSDB), Valdeníria Dutra (PSDB) e o presidente Rubens Macedo (PTB).

A ARTEMAT foi representada pelos artistas Carlos Viana, Carlos Alberto Bosquê, Adelice Queirós e por sua presidente, Idalina Gonçalves. Ela afirmou que a reivindicação é por um espaço permanente para exposições fixas e itinerantes de pinturas, gravuras e esculturas de artistas de Cáceres e do Estado. Idalina relatou que um espaço havia lhes sido prometido quando da formulação do projeto original da Casa da Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

“O andar de baixo da Casa da Cultura seria reservado para os artesãos e o de cima para artistas plásticos, mas acabou virando a sede da Secretaria. Será uma discussão longa, mas necessária, já que há mais de 20 artistas plásticos estabelecidos nacional e internacionalmente na cidade e muitos outros emergentes que precisam desse espaço”, explicou a artista.

O Secretário de Cultura e Turismo, Junior Trindade, informou que deslocar a Secretaria para outro local seria difícil. “Compramos o espaço de um antigo clube, mas temos que reformá-lo por completo e isso levará tempo”, disse. Levantou-se a possibilidade de utilizar a Casa do Coronel, próxima à atual sede da Secretaria, mas seria preciso dialogar com o responsável; ele, segundo Idalina, não seria contra a ideia.

A Artemat também buscou junto aos vereadores apoio para a realização de um Salão de Artes Visuais. Os vereadores ouviram as reivindicações e se dispuseram a buscar verbas com a União para a viabilização dos projetos.

Carregando comentarios...