A execução de operações conjuntas envolvendo o Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso – CIOPAER-MT e as forças de segurança pública estadual e federal possibilitou, no ano de 2018, uma baixa financeira ao narcotráfico internacional de aproximadamente R$ 53 milhões através das apreensões de entorpecentes, aeronaves e veículos.
Diante desses resultados, o CIOPAER-MT apresentou hoje (01.08.19), na reunião mensal do GGI/Municipal de Cáceres – Gabinete de Gestão Integrada, na cidade de Cáceres-MT, o projeto denominado BASE FRONTEIRA CIOPAER, que consiste em instalar e estruturar a primeira base da Unidade Aérea na região de fronteira mato-grossense, cujo objetivo é melhorar a logística de combate aos crimes praticados na fronteira, através do apoio aéreo às operações conjuntas com demais órgãos da segurança pública.
CONVITE - O GGI/Municipal de Cáceres – MT convidou o CIOPAER-MT para apresentar, durante a reunião do Gabinete Municipal o conceito e detalhamento do projeto BASE FRONTEIRA para os órgãos de segurança envolvidos na defesa da fronteira nacional e mato-grossense. Portanto, participou da reunião os representantes da Prefeitura Municipal de Cáceres-MT, da Polícia Militar de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e o GGI Estadual.
O projeto BASE FRONTEIRA CIOPAER-MT já foi encaminhado à SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública –, e aguarda a manifestação final do Órgão para execução do projeto.
Atualmente, o CIOPAER-MT conta com duas bases fixas - Várzea Grande-MT e Sorriso-MT -, com um efetivo de 96 integrantes, entre policiais militares, civis, bombeiros militares e uma servidora civil de carreira e a frota é composta de três helicópteros e seis aviões.