O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, por meio do coletivo que compõe o Laboratório de Educação e Gestão Ambiental (Legam) realizou, em diálogo conjunto com responsáveis por pequenos empreendimentos de Cáceres – MT, a elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) de seis microempresas e empresas de pequeno porte do município. A experiência piloto que integra a interface extensionista do projeto de ensino, pesquisa e extensão intitulado ‘IFMT Sustentável’, atendeu ao objetivo de ajudar pequenas empresas na implementação dos documentos previstos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme estabelece a Lei 12.305/2010 e resultou também em subsídios para a elaboração do Decreto Municipal nº 249 de 2019, assinado pelo prefeito Francis Maris Cruz que estabelece o roteiro e normas gerais para aprovação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos de microempresas e empresas de pequeno porte.
Coordenado pelo professor Silvano Carmo de Sousa, doutor em Ciências Ambientais, o projeto envolve estudantes do ensino médio e do ensino superior e servidoras e servidores do Campus em diálogo com a comunidade externa. Na proposta de extensão, o trabalho foi realizado em diálogo conjunto com catadoras e catadores de resíduos sólidos, pequenos empresários e a autarquia Águas do Pantanal.
“Nessa frente, avançamos no processo de elaboração de PGRS de seis primeiros pequenos empreendimentos. A partir do diálogo coletivo com as pessoas envolvidas nos empreendimentos e nas atividades relacionadas à coleta de resíduos sólidos com as catadoras e catadores, incluindo os técnicos da autarquia responsável pelo saneamento básico, propomos um roteiro com os conteúdos a serem abordados nos planos que foi considerado no decreto municipal”, explica o coordenador e idealizador do projeto.
No âmbito da pesquisa, o Legam socializa também resultados de estudo sobre identificação de resíduos e rejeitos produzidos no campus, bem como propostas de intervenções educativas no processo de sensibilização da comunidade interna para implementação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), e do Plano de Logística Sustentável do Campus (PLS).
Por meio da metodologia da pesquisa-ação o projeto envolve estudos das normas e literatura sobre educação e gestão ambiental em agenda de iniciação científica, orientada pelo professor Silvano, com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e apresenta, entre as abordagens, trabalhos sobre doenças respiratórias causadas pela poluição do ar, problemas gerados pela falta de saneamento básico e a presença de agrotóxicos em água potável em Cáceres. Os resultados foram socializados, na última semana, por meio de pôsteres e exposições orais no saguão do prédio central do campus como uma das etapas de sensibilização e intervenções educativas.
Na interface Ensino, a agenda do Legam é composta também pelo projeto de ensino envolvendo estudantes do curso superior de Engenharia Florestal que promove o diálogo sobre os serviços ecossistêmicos de áreas verdes do campus e do município, compreendidos como benefícios da natureza para as pessoas.
Dentre as atividades, está sendo realizada a identificação de serviços ecossistêmicos a exemplo de provisão de alimentos, água, matérias primas, regulação de clima, aspectos culturais do uso dos espaços e suporte para manutenção da biodiversidade de áreas do Campus do IFMT em Cáceres como o Horto Florestal Profa. Michelle Carmelinda Pegorini Bordini, e da Reserva Legal do campus, assim como espaços da área urbana do município como a área verde do entorno da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Sicmatur) e Baía do Daveron.
De acordo com Silvano, as atividades são fundados na opção teórico-metodológica de educação ambiental dialógico-crítica, que inscreve a criação do Legam no seu regimento, como espaço de promoção de educação e gestão ambiental dentro de uma perspectiva freiriana de promoção de justiça socioambiental comprometida com a transformação da sociedade pela participação dialógico-crítica efetiva.
Integram o Legam, estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária Camila Mendesda Silva, Emilly Vitória Conceição de Jesus, Natan Alves do Nascimento e Pedro Tiago Azevedo Bianchini; do curso superior de Tecnologia em Biocombustíveis Hugo Gomes Pereira Neto; e do bacharelado em Engenharia FlorestalGabrieli Ferreira da Silva, Gloria Stefhany Albuquerque Silva, Jeyglisson Thauan Eduardo de França, Paloma Correa da Silva e Sebastião Marcos Silva Valentim.