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INSS implanta novos serviços para facilitar a vida do segurado
Por Sinézio Alcântara
05/08/2019 - 08:09

Foto: Sinézio Alcântara

diretor executivo do INSS no Estado,  Odair Egues

 

 

 

Com a proposta de levar mais agilidade e segurança aos segurados, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) vem implantando uma série de inovações que irão facilitar a interação e os serviços para a população. Entre eles: o MEU INSS ferramenta que permite fazer agendamentos e realizar consultas, permitindo ao segurado acessar e acompanhar todas as informações da sua vida laboral, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. No quadro Entrevista da Semana, do Jornal Expressão, o diretor executivo do INSS no Estado, o cacerense Odair Egues fala sobre os avanços do instituto para facilitar a vida do segurado.
 
J.E – O que é o projeto transformação digital no INSS?
 
R- Odair Egues
 
Desde o início de julho/2019, 90 dos 96 serviços prestados pelo INSS estão disponíveis de forma digital, tanto pelo MEU INSS (aplicativo de celular e internet – gov.br/meuninss) quanto pelo telefone 135. O INSS é o primeiro órgão do Governo Federal com todos os serviços digitais, o que mostra nosso comprometimento em levar conforto e mais agilidade e segurança para o segurado.
 
J.E – O atendimento nas agências do INSS não será mais realizado?
 
R- Odair Egues
 
A digitalização de serviços do INSS não impede que o segurado vá até uma das agências para realizar qualquer serviço. O INSS reconhece que parte da população pode ter dificuldade em acessar os canais remotos — Meu INSS e 135 —, por isso, reitera que as Agências da Previdência Social podem ser buscadas caso exista necessidade. E vale lembrar, há serviços que necessitam da presença do segurado, como perícia médica, avaliação social, prova de vida, dentre outros.
 
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J.E – Quais os benefícios para a população com essa digitalização dos serviços do INSS?
 
R- Odair Egues
 
Os segurados do INSS não precisam mais se deslocar a uma Agência da Previdência Social para saber se já pode se aposentar e qual será o valor da sua aposentadoria. Como fora destacado, 90 dos 96 serviços estão disponíveis de forma digital e remota, apenas aqueles serviços que exigem a presença do segurado continuam presenciais, como a perícia médica.
 
J.E – O que é o Meu INSS?
 
R- Odair Egues
 
A Central de Serviços Meu INSS é uma ferramenta criada para facilitar a vida dos segurados, acessível por meio de computador ou celular. A ferramenta permite fazer agendamento e realizar consultas, permitindo ao segurado acessar e acompanhar todas as informações da sua vida laboral, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Antes da criação da ferramenta, o cidadão, por exemplo, só conseguia saber qual o tempo total de contribuição e detalhes dos recolhimentos ao INSS quando pedia um benefício, o que dificultava o acesso à informação. Com a disponibilização do Extrato CNIS pelo MEU INSS, no início do ano passado, isso mudou e, com o login na plataforma, o segurado consegue ter acesso ao seu extrato de contribuições e cálculo de tempo em poucos segundos, sem sair de casa.
 
J.E – Como acessar o Meu INSS?
 
R- Odair Egues
 
No site (gov.br/meuninss) ou aplicativo, o interessado precisa informar dados pessoais obrigatórios — nome e CPF —, além de informações opcionais que podem ajudar em caso de necessidade de recuperação da senha, como endereço de e-mail e número de telefone. O cidadão terá que confirmar, ainda, o nome da mãe, assim como seu dia e seu mês de nascimento. O cadastro depende da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias e somente é finalizado quando o segurado responde de forma correta às perguntas. Terminada esta etapa, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS (torpedo) ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso para utilização do Meu INSS. Ainda há uma outra forma de acessar o portal Meu INSS. O internauta pode entrar nos sites dos bancos Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi, a fim de obter uma senha inicial. As agências do INSS também oferecem esse serviço. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento 135.
 
J.E – O que é concessão automática?
 
R- Odair Egues
 
O segurado pode fazer o requerimento através do Meu INSS ou central telefônica 135 e, se todos os dados constantes no cadastro estiverem corretos, a aposentadoria pode ser concedida em segundos. O INSS tem intensificado o processo de concessão automática de aposentadorias, que pode acontecer até no mesmo dia do requerimento realizado. Concessões automáticas de aposentadorias já são realidade no Instituto: apenas no mês de maio, o INSS concedeu 80 mil benefícios de forma automática e a expectativa é de que esse número salte para 132 mil concessões automáticas nos próximos meses.

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