Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Caminhão com lixo retirado da Praça Duque percorre a cidade parando nas escolas
Por Diário de Cáceres
24/10/2019 - 10:48

Foto: reprodução

     Apesar da notificação recebida, a Prefeitura de Cáceres deve prosseguir com o lixo itinerante. Dessa vez, em cima de um caminhão. A primeira parada foi em frente o campus da Universidade do Estado de Mato Grosso, na manhã de hoje. Segundo informou por telefone o diretor-executiivo da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete da Costa, a determinação do prefeito Francis Marias Cruz, ainda no intento de impactar e consicientizar a população, é de que o caminhão fique parado por algumas horas em frente a instituições, especialmente escolas. No caminhão está a faixa com a frase: "Resltado da sua falta de consicência e educação ambiental".

     O caminhão carrega parte de seis caçambas e meia do lixo  que foi retirado do rio Paraguai, durante a realização do 31º Mutirão de Limpeza realizado no dia 13 deste mês. Há dez dias estava depositado na praça central da cidade. Ontem foi levado para a Praça Duque de Caxias, de onde foi retirado hoje, por força da notificação judicial.

     Acontece que com essa atitude a Prefeitura pode incorrer em nova infração, uma vez que foi notificada não só a fazer a retirada do lixo, como a dar a ele a destinação correta.

     O diretor geral do Diretório Central de Estudantes , DCE Livre Jane Vanini, acadêmico de História  Victor Henrique Prado Cruvinel, afirmou ao Diário de Cáceres que a expoisção do caminhão de lixo com a faixa em frente a universidade é um insulto. "Se as campanhas não são resultado, é porque não estão sendo aplicadas como deveriam. Não existe uma campanha que atinja a sociedade como um todo, através dos seus segmentos. Ao invés de ficar desfilando o lixo pela cidade, insultando a sociedade, a Prefeitura deveria promover ações eficazes de conscientização. Nossa universidade tem o curso de Ciências Biológicas, que atua diretamente nas escolas, mas nunca fomos chamados para uma parceria. O que vemos são notícias de que a Prefeitura gastou R$ 500 mil numa fonte, fez cartela de bingo para comprar ar condicionado para escolas...mas a base, que são as campanhas de conscientização, não há notícias sobre isso".

Concluindo, o acadêmico afirmou que a Prefeitura deveria retirar o lixo, dar a ele a destinação correta e, como viu que a cada ano o volume do lixo retirado aumenta, repensar as ações de conscientização e educação ambiental feitas até agora.

Carregando comentarios...

Cidades

Cáceres:Pandora continua desaparecida

23/10/2019 - 13:10