O Programa Peixe Santo, da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Cáceres começa as vendas na quarta – feira da semana Santa.
A ideia é oferecer produtos frescos direto do produtor para o consumidor valorizando o pequeno produtor da Agricultura Familiar e também a população que compra o produto diretamente de quem produz, evitando o atravessador, proporcionando um preço acessível a todos, o projeto já uma tradição na cidade.
As vendas estão programadas para os dias 08, 09 e 10 de abril, quarta, quinta e sexta da semana Santa.
O coordenador de Agricultura, Ronaldo Damacena (Iturama), disse que já tem três pontos de vendas confirmados mas a intenção é aumentar para que não haja tumulto nas vendas. “O peixe tambaqui que será oferecido terá o mesmo preço do ano passado a R$ 12 o quilo, e os pontos de vendas serão na SICMATUR, no Centro de Múltiplo Uso na Rua dos Madeiros do bairro Cavalhada e na, em frente dá Prefeitura. Mas ainda estamos analisando a possibilidade de aumentar os locais de vendas”, argumentou Iturama.
Toda a produção é produzida em cativeiro e vem direto da Agricultura Familiar, através de tanques nas propriedades dos O coordenador de Agricultura da Prefeitura, Iturama, avisa que haverá peixe suficiente para suprir a demanda, que aumenta bastante na Semana Santa.
O prefeito Francis Maris Cruz disse que o Projeto Peixe Santo é a oportunidade de a população comprar produto de qualidade por preço mais em conta, além de oportunizar também os produtores da Agricultura Familiar, ao fomentar a piscicultura, ramo que vem crescendo em Cáceres. “Estamos investindo na abertura de tanques de peixes em parceria com o produtor e oferecendo técnicos e serviços para que o ele possa ter mais opções de produção para subsistência e comercialização”, Francis ainda destacou que já foram abertos em parceria com os pequenos agricultores e Prefeitura mais de 300, tanques, e que hoje já existe na região dá Paiol, um produtor o seu Adalberto que construiu uma abatedouro com as orientações dos profissionais da Secretária de Agricultura e já possui o Selo dá Agricultura familiar, que possibilita vender pra todos os mercados de Cáceres legalmente”.