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Procon Estadual registra 2851 reclamações no mês de junho; confira o ranking
Por assessoria
25/07/2020 - 10:14

Foto: reprodução

O Procon Estadual registrou em junho deste ano 2.851 reclamações. O dado é uma somatória dos registros do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Foram 579 atendimentos presenciais, além de outros 2.272 atendimentos online, registrados pela plataforma Consumidor.gov.br .

A área Serviços Financeiros lidera com 788 reclamações; em segundo lugar estão Telecomunicações, com 629 reclamações; e em terceiro Água, Energia e Gás, com 197 registros.

A categoria Produtos de Telefonia e Informática ocupa o quarto lugar do ranking, com 165 registros; em quinto lugar, está Demais Produtos, com 145 reclamações; e em sexto lugar Demais Serviços, com 86 registros.

Confira o ranking completo 

ÁREA

Nº DE RECLAMAÇÕES

1- Serviços Financeiros

788

2- Telecomunicações

629

3- Água, energia e gás

197

4- Produtos de telefonia e informática

165

5- Demais Produtos

145

6- Demais Serviços

86

7- Produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos

75

8- Turismo/viagens

71

9- Transportes

70

10- Saúde

21

11- Educação

16

12- Alimentos

06

13- Habitação

03

TOTAL

2.272

 

Sindec

No Sindec foi registrado um total de 579 reclamações. A área Serviços Essenciais segue na liderança do ranking com 341 registros. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado pelos consumidores ainda é Energia Elétrica, que fechou o mês de junho com 189 registros; seguido de Água/Esgoto, com 99 reclamações; e Telefonia Celular, com 27.

O segundo lugar do ranking do Sindec é ocupado pela área Assuntos Financeiros, que apresentou em junho 101 reclamações, sendo 21 para o assunto Banco Comercial18 para Cartão de Loja; e 17 para Cartão de Crédito.

A área Serviços Privados ficou na terceira posição, com 60 registros. No assunto Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) foram 12 reclamaçõesEstabelecimento Comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.) teve 10 registros; e Agências e Operadoras de Viagens (pacotes turísticos) teve nove reclamações.

Total de reclamações de todas as áreas do Sindec

 

ÁREA

Nº DE RECLAMAÇÕES

1- Serviços Essenciais

341

2- Assuntos Financeiros

101

3- Serviços Privados

60

4- Produtos

54

5- Saúde

11

6- Alimentos

10

7- Habitação

02

Total

579

 

As medidas adotadas para conter a propagação do coronavírus (Covid-19) impactaram na quantidade de atendimentos presenciais realizados pelo Procon-MT e, consequentemente, os números de reclamações registradas no Sindec no mês de junho.

 

Durante período de suspensão de atendimento presencial ao público externo, os consumidores foram atendidos por diversos canais, que continuarão disponíveis enquanto durar a quarentena obrigatória.

Canais de contato com o Procon Estadual de Mato Grosso

-Orientação: pelo Whatsapp (65-99228-3098)

- Orientação e denúncias: pela Ouvidoria e pelo e-mail procon-mt@setasc.mt.gov.br

- Denúncias à Fiscalização: pelo e-mail fiscalizacaoproconmt@setasc.mt.gov.br

- Reclamações: pela plataforma de atendimento online Consumidor.gov.br.

 
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