O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, detonou a condução das campanhas eleitorais pelo desrespeito às medidas sanitárias contra a Covid-19. Gilberto, que ressaltou que o Estado passa por um "platô" no número de casos, afirmou que, apesar da tendência natural do aumento do número de casos, muitos gestores agem "como se a pandemia já tivesse acabado".
"É um momento muito desconfortável para se ter uma pandemia porque coincide com o período eleitoral. Gestores que praticamente já sabem que não estarão governando deixam de lado o assunto, infelizmente a pandemia, para muitos, parece que já acabou", lamentou o gestor, durante evento do governo, nesta quarta-feira (28).
Gilberto também não poupou críticas à população, que vem relaxando nos cuidados preventivos, como o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos.
"Há de se dizer que é um comportamento da população, num momento das eleições os candidatos acabam incentivando e pela força da necessidade de fazer campanha, fazem eventos com aglomeração de pessoas. O comportamento é como se a pandemia já tivesse acabado e não acabou", frisou o secretário.
Figueiredo ainda explicou que o Estado registra média de 700 novos casos por dia, mas, apesar dos números de contágio que continuam subindo, segundo o titular da Pasta de saúde, o principal índice monitorado neste momento é a taxa de ocupação nos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
"Estamos em um numero médio de 700 casos por dia, mas a parte boa é que caiu o numero de internações. O indicador mais importante que monitoramos é a demanda pelas internações e isso está em decréscimo, mas a tendência natural, por força das campanhas, da própria eleição e do período de férias que se avizinha é ainda continuar ampliando o número de casos", complementou.
O secretário aproveitou a ocasião para fazer um alerta à população. "Estamos em pandemia e é importante que a população continue atendendo os chamamentos para se proteger porque quando a doença ataca, para alguns é fatal", disse.
Números da pandemia
Mais 582 casos de Covid-19 foram notificados à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), na tarde desta quarta-feira (28), totalizando 142.346 contágios em Mato Grosso. De acordo com a Pasta, desde o início da pandemia, foram registrados 3.828 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado, isto é, 11 nas últimas 24 horas.
Dos 142.346 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 5.462 estão em isolamento domiciliar e 132.576 estão recuperados, o número corresponde a 93% do total.