MP lança campanha 'Conte até 10' por mais tolerância e paz no Estado
Por Hipernotícias
11/11/2012 - 15:08
O Ministério Público de Mato Grosso lança a campanha de conscientização “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude” com objetivo de combater os homicídios cometidos por impulso e por motivos fúteis. O lançamento será em Cuiabá, às 9h, na escola estadual Cesário Neto, onde os índices de violência entre os estudantes fizeram com que o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra chamasse a atenção também para o universo escolar.
A ideia, de acordo com Marcelo Ferra, é levar para o ambiente escolar e para a população em geral o tema da campanha. Os estudantes serão promotores do lema “Conte até 10”.
A iniciativa faz parte da agenda do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para diminuir os índices de violência em todo o país e promover maior tolerância entre os cidadãos.
No ano passado, 47,13% dos homicídios realizados nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande foram caracterizados por atos de pessoas que agiram por impulso ou por motivo banal. Em 2012, o índice já chegou a 53,28%.
Um exemplo desse tipo de violência ocorreu no dia 1 de novembro, quando mãe e filho foram assassinados em casa no Bairro Serra Dourada, em Cuiabá. Geanderson Xaxier Rangel, de 24 anos, matou a ex-companheira Ariele Lopes Vieira, 23, e seu filho Hemilton Jorge Neto, de 4 anos. A informação da Polícia Civil é que Geanderson não queria pagar pensão para ajudar a criar o filho, o que gerou a violência.
ESTRELAS
O CNMP convidou os campeões mundiais de UFC Junior Cigano e Anderson Silva e os judocas medalhistas olímpicos Sarah Menezes e Leandro Guilheiro para participarem da campanha. O objetivo é demonstrar que os atletas cultivam atitude de paz em suas vidas pessoais.
A solenidade de abertura incluiu a exibição das peças da campanha e dos depoimentos gravados dos atletas, que participaram da campanha sem cobrar cachê. "As pessoas às vezes confundem as coisas e pensam que o esporte de luta é violência e agressão. Pelo contrário, é educação e disciplina", afirmou Sarah Menezes, durante o lançamento.
(Com informações da assessoria)