O decreto número 031 da Prefeitura de Cáceres que está para ser publicado, visando ações preventivas de combate a disseminação do coronavírus, não traz novidades. Dá continuidade a medidas impostas em decretos anteriores, e que, a bem da verdade, não foram e não vem sendo cumpridas por grande parte da população. A novidade poderá ser a determinação da prefeita Eliene Liberato em fazer cumprir as determinações contidas no documento. São medidas de segurança e isolamento social que atingem estabelecimentos públicos e particulares, bem como em vias e praças públicas:
-O distanciamento social de, no mínimo 1,5 m entre indivíduos;
-O uso contínuo da máscara de proteção;
-A disposição de sinalização nos estabelecimentos particulares e públicos quanto ao distanciamento em filas, salas de espera e similares, bem como a aferição de temperatura na entrada destes;
-A disponibilização de materiais de higienização para as mãos; ou seja, álcool gel nas entradas dos estabelecimentos;
-Evitar aglomerações de qualquer natureza;
O cumprimento das medidas ficará a cargo da fiscalização conjunta da Polícia Militar e dos Agentes Municipais de Fiscalização.
O decreto ainda recomenda a quarentena domiciliar voluntária, visando a contenção do avanço da pandemia do novo Coronavírus .
O documento está em fase final de elaboração, devendo ser publicado no início da próxima semana.
Para sua elaboração, a administração municipal levou em consideração a classificação de risco de acordo com o crescimento da contaminação da doença e a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Cáceres.
O Município de Cáceres, de acordo com os dados obtidos pela Central da Covid do Município, registrou 1.472 atendimentos no mês de dezembro de 2020 e em 2021, até o dia 4 de janeiro, 238 atendimentos.
A partir da próxima segunda-feira, 11, a Central de Covid do município, que funciona no prédio do antigo PAM, passa a atender em regime de 24 horas ininterruptas.