O Hospital São Luiz (HSL), em Cáceres (MT), recebeu, nesta semana, a doação um novo respirador. O equipamento, que é destinado para atendimento de pacientes nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), foi fornecido pelo Instituto Votorantim e pela Fundação Banco do Brasil.
O respirador já está em funcionamento e ficará no hospital de forma permanente, com o objetivo de reforçar o atendimento para pacientes que necessitam de intubação, especialmente, vítimas da Covid-19.
A doação foi viabilizada pela área de Captação de Recursos da Pró-Saúde, entidade que gerencia o São Luiz. Em novembro passado, o setor também foi responsável por trazer outro respirador e três oxímetros, doados pelas mesmas instituições.
“Isso aumenta a capacidade assistencial da nossa unidade, que é uma das principais referências de atendimento em saúde para 22 municípios da região e até mesmo de cidades do país vizinho, a Bolívia”, reforça Sérgio Catardo, diretor Hospitalar do São Luiz.
Maternidade
Também nesta semana, o Hospital São Luiz inaugurou um novo cardiotocógrafo, aparelho utilizado para verificar o batimento cardíaco e o bem-estar do bebê nas semanas que precedem o parto. “Este equipamento também já está em pleno funcionamento na maternidade, desempenhando um papel essencial na assistência às gestantes”, complementa do diretor.
A maternidade do HSL é referência em gestações de alto risco, fazendo parte da história da região como responsável pela maioria dos nascimentos da população local.
A atual gestão da unidade reestruturou o serviço, a fim de proporcionar mais conforto às gestantes e fortalecer o vínculo entre mãe e bebê. Foram mudanças importantes na distribuição de leitos nas enfermarias, salas de pré-parto, parto e puerpério (PPP), além da implantação de uma Sala Dourada, espaço dedicado exclusivamente à amamentação.
As práticas adotadas pelo São Luiz foram reconhecidas pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), por meio do selo Amigo da Criança, concedido pela IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) aos hospitais que realizam o cumprimento dos 10 passos para o sucesso da amamentação.