Com a previsão da volta às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, a partir de 08 de setembro, a SME anunciou que os profissionais da educação começaram a ser vacinados em segunda dose, nesta terça-feira (24).
Nesta data são alcançados os professores da educação infantil e ADIs. Os professores da educação básica, vacinados até 06 de junho próximo passado, começam a ser imunizados na quinta-feira dia 26. A Secretária Municipal de Educação, Liamara Rodrigues da Silva, estima que até a data prevista para o retorno, todos os profissionais terão sido imunizados. “ No início do mês de junho até dia 09, houve um calendário prioritário para professores. Iniciamos a imunização dos que completaram os aproximados três meses. A segunda dose foi uma solicitação dos profissionais da educação e vamos cumprir a vacinação para um retorno seguro”, ponderou Liamara.
A secretária de educação anunciou ainda, que a partir 27/08 uma comissão composta por representantes da SME, Vigilância Sanitária, Câmara Municipal, Conselho Municipal de Educação e Comitê Educacional de Ações de Prevenção à Covid-19, iniciam inspeções nas escolas municipais, com o intuito de verificar se as instalações e as medidas sanitárias de biossegurança garantem um retorno protegido à toda comunidade escolar - profissionais da educação, alunos e familiares.
Segundo Liamara Rodrigues, as atividades vão acontecer de forma híbrida e gradativa, com revezamento semanal de turmas presenciais e turmas com ensino remoto.
Liamara informou que nas últimas semanas, a SME vem intensificando as ações de preparação para o retorno gradual das atividades pedagógicas presenciais nas Instituições de Ensino. Ela cita que as ações de adequação e preparação do ambiente escolar visam atender às medidas de biossegurança, em virtude da pandemia de Covid 19, desde a instalação de lavatórios na entrada das escolas, aquisição de materiais de limpeza e higienização, formações dos profissionais e comunicação e sensibilização da comunidade escolar.
Esdras Crepaldi - CCom